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Measuring cultural event experiences: insights from 365 Algarve

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorGuerreiro, Manuela
dc.contributor.authorWikesjƶ, Magda Maria Vieira Fernandes
dc.date.accessioned2018-12-11T10:45:04Z
dc.date.available2018-12-11T10:45:04Z
dc.date.issued2018-02-09
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractLocated in the south of Portugal, the Algarve region belongs to the top twenty travel destinations Worldwide, with a local economy relying strongly on tourism-related activities. The 365 Algarve program is a set of cultural and artistic events that was launched in 2016. Its main purpose is to increase territorial cohesion in the region by involving residents and local cultural groups in different projects, a bottom-up approach to initiate and sustain an event program. Cultural events reveal an interesting process to deliver knowledge, produce relational goods, breaking the time line of ordinary life enhancing the subjective well-being of individuals and society. Culture, tourism and territory are experience providers, creating sustainable development, adding meaning to life of residents and unique encounters to visitors. An event experience occurs when individuals are exposed to specific stimuli related to the event, besides the programme itself, such as the eventscape in its social and physical dimensions, producing an individual personal response. In terms of practical application, this research will hopefully contribute to improve measurement instruments to assess the cultural event experience. This research project has two main objectives: 1) to test the Event Experience Scale (EES), first developed to assess generic event experiences (Geus, Richards & Toepel, 2016), in cultural events settings; 2) to analyse cultural event experiences in relationship to other latent variables: eventscape, memory, and behavioural intentions. Data was collected from the attendees who were assisting the events from 365 Algarve cultural program. A sample of 394 respondents was collected. A structured methodology and descriptive measures were used. The results confirmed the four dimensions of EES (novelty, cognitive, affective and conative) and a new dimension has emerged, experiential learning. The outcome of this research is a Cultural Event Experience Scale (CEES) for assessing attendees' experiences on site in cultural events, enhancing its predictive character.pt_PT
dc.description.abstractO Algarve, a regiĆ£o mais a sul de Portugal, pertence aos 20 destinos turĆ­sticos mais importantes mundialmente, com uma economia local fortemente alicerƧada em atividades relacionadas com o turismo. O programa 365 Algarve nasce da ação consertada entre a secretaria de estado da cultura e a secretaria de estado do turismo, com um investimento orƧado em 1,5 milhƵes de euros. Uma abordagem ā€˜bottom-up’, inĆ©dita, para iniciar e suportar um programa de eventos culturais e artĆ­sticos na regiĆ£o. O objetivo principal Ć© promover a coesĆ£o territorial na regiĆ£o, envolvendo residentes e agentes culturais locais em diferentes projetos. A paisagem cultural e natural do território algarvio Ć© o ponto de partida para o ato criativo. A proposta de reflexĆ£o sobre o território conduz Ć  descoberta, Ć  (re) interpretação e deslumbre. Ɖ esta reflexĆ£o que informa a maioria dos eventos do programa cultural 365 Algarve. O território fĆ­sico do Algarve e a comunidade que o habita sĆ£o Ćŗnicos, juntos garantem o carĆ”cter diferenciador deste programa cultural, expondo a identidade regional aos seus habitantes e aos que a visitam. A originalidade do programa reside na abrangĆŖncia territorial: os eventos sĆ£o criados e apresentados nos 16 municĆ­pios da regiĆ£o; as comunidades locais e residentes sĆ£o o principal pĆŗblico alvo. Os eventos decorreram de outubro 2016 a maio de 2017, coincidindo com a Ć©poca de menor fluxo turĆ­stico na regiĆ£o. Os eventos culturais revelam um processo interessante na promoção do conhecimento, produção de bens relacionais, interrupção positiva da linha temporal da vida quotidiana, contribuindo para o bem-estar subjetivo dos indivĆ­duos e da sociedade. Cultura, turismo e território apresentam-se como geradores de experiĆŖncias que adicionam significado Ć  vivencia de residentes e promovem encontros Ćŗnicos aos visitantes. A cultura apresenta-se como um pilar do desenvolvimento societal sustentĆ”vel. Encontrar os melhores instrumentos de medição da experiĆŖncia em eventos culturais Ć©, em Ćŗltima anĆ”lise, a aplicação prĆ”tica desta investigação. Esta dissertação tem dois objetivos principais: 1) testar uma escala desenvolvida para medir a experiĆŖncia de eventos (EEE), em geral (Geus, Richards & Toepel, 2016), agora no contexto especifico dos eventos culturais; 2) analisar a experiĆŖncia do evento cultural na sua relação com outras variĆ”veis latentes, concretamente: eventscape (Bonn et al., 2007), memória (Oh, Fiore & Jeoung, 2007) e intenƧƵes comportamentais (Bonn et al., 2007). A conceptualização da experiĆŖncia do evento baseia-se no princĆ­pio de que os pĆŗblicos dos eventos sĆ£o expostos a estĆ­mulos especĆ­ficos, que vĆ£o alĆ©m do programa cultural em si (mĆŗsica, teatro, cinema, etc). O ambiente do evento, ou eventscape, ambas na sua componente social (pĆŗblico e profissionais), na sua componente fĆ­sica (local e os atributos do equipamento) e o conjunto total de estĆ­mulos (experiĆŖncia do evento) produzem uma resposta pessoal (afetiva, cognitiva, conativa e Ć  novidade) com implicaƧƵes na memória e intenƧƵes comportamentais. Este estudo foi conduzido recorrendo a uma metodologia estruturada, de natureza quantitativa. Tendo em conta os objetivos definidos para a investigação, optou-se pelo inquĆ©rito por questionĆ”rio, constituĆ­do por quatro secƧƵes que respondem a objetivos especĆ­ficos de estudo: secção I - visa caracterizar a experiĆŖncia dos eventos na perspetiva dos pĆŗblicos que os assistem; secção II - pretende caracterizar o ambiente ou atmosfera do evento, eventscape; secção III - visa caracterizar os outputs da experiĆŖncia do evento atravĆ©s da memória e intenƧƵes comportamentais; secção IV - almeja caracterizar o perfil sócio demogrĆ”fico do respondente. Considerando a subjetividade da experiĆŖncia pessoal do pĆŗblico, foram introduzidas questƵes abertas para controlar e validar o conteĆŗdo das escalas. A população em estudo contempla os pĆŗblicos que assistiram a um conjunto de eventos selecionados a partir do programa de eventos incluĆ­dos na programação do 365 Algarve. Os critĆ©rios de elegibilidade do respondente consideravam aptos para responder ao questionĆ”rio os indivĆ­duos com idades acima dos 14 anos. Todos os respondentes menores de 18 anos estavam autorizados pelos seus pais ou tutores legais. O cĆ”lculo da dimensĆ£o da amostra usou a estimativa mais conservadora para a proporção da amostra (p=0.5), para o nĆ­vel de confianƧa de 95% e erro mĆ”ximo da amostra de 5%. A amostra estimada foi de, pelo menos, 384 respondentes. O questionĆ”rio, autoadministrado com presenƧa de entrevistador, foi aplicado durante o perĆ­odo compreendido entre MarƧo 2017 e Maio de 2017. O questionĆ”rio foi distribuĆ­do Ć  entrada do evento e todos os elementos do pĆŗblico presentes tiveram a oportunidade de participar. Os eventos, e suas tipologias (mĆŗsica, teatro, cinema, artes visuais, mĆŗsica-gastronomia, animação de património e artes performativas), foram selecionados no perĆ­odo em que decorreu a pesquisa, todos os eventos considerados nas diversas tipologias que estavam em cartaz, foram objeto de seleção aleatória atravĆ©s do lanƧamento de dados. Os eventos selecionados estavam disseminados por todo o território algarvio, ocorreram em equipamentos e horĆ”rios distintos. Obteve-se amostra de 394 questionĆ”rios validados. Os dados obtidos foram analisados usando o software Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versĆ£o 22. Foi produzida uma anĆ”lise fatorial exploratória para inspecionar a estrutura da Escala da ExperiĆŖncia do Evento, a sua fiabilidade e consistĆŖncia interna. Os resultados confirmaram as quatro dimensƵes da EEE (novidade, cognitiva, afetiva e conativa) e sugerem uma nova dimensĆ£o: a aprendizagem experiencial. Os resultados obtidos neste estudo sugerem uma Escala de ExperiĆŖncia de Eventos Culturais (CEES), para avaliar as experiĆŖncias dos pĆŗblicos durante este tipo especĆ­fico de eventos. A execução de uma anĆ”lise fatorial confirmatória Ć© necessĆ”ria para concluir o teste de validade da escala. Os resultados esperados devem contribuir para o conhecimento do balanƧo experiencial complexo que representa a interação do território com a cultura e o turismo.pt_PT
dc.identifier.tid202013707pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/12153
dc.language.isoengpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMedição da experiênciapt_PT
dc.subjectExperiĆŖncia de eventos culturaispt_PT
dc.subjectEventscapept_PT
dc.subjectExperiĆŖncia de eventospt_PT
dc.titleMeasuring cultural event experiences: insights from 365 Algarvept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Economia
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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