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Abstract(s)
Os modelos de avaliação baseados na análise tradicional foram considerados, durante
anos, como os métodos de excelência, para avaliar projetos de investimento. No entanto,
devido à importância estratégica de alguns setores, onde se inclui o setor dos
transportes, a análise tradicional foi sendo posta em causa, dando espaço para que novas
abordagens relacionadas com a tomada de decisões em contexto de incerteza
emergissem, como é o caso da metodologia das opções reais.
Neste contexto na presente dissertação argumenta-se que a avaliação de um projeto de
investimento recorrendo à análise de opções reais, é um método que apresenta algumas
vantagens comparativamente com o tradicional modelo dos fluxos de caixa atualizados.
Mais precisamente, é analisada a política ótima de decisão de investimento no novo
aeroporto. Trata-se de um exemplo característico de cálculo da opção de diferimento
inerente à tomada de decisão, que consiste, essencialmente, na oportunidade de esperar
para realizar o projeto.
As fórmulas desenvolvidas no presente trabalho permitem determinar o valor de um
projeto de investimento com opção de diferimento, tendo por base um conjunto de
pressupostos. Assim, considera-se que os fluxos de caixa do projeto são obtidos com
base em variáveis (estocásticas e determinísticas) e que o valor do investimento é fixo.
Mais, pressupõe-se que as variáveis estocásticas seguem um movimento geométrico
Browniano. É ainda possível, obter o valor crítico para as variáveis do modelo, isto é, o
valor a partir do qual é ótimo exercer a opção de diferimento, ou seja, avançar com o
projeto.
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Keywords
Finanças empresariais Investimento Opções reais Análise financeira