Publication
Conceções declaradas e em ação dos professores de Ciências da Natureza no âmbito do processo ensino aprendizagem do tema "a célula - unidade na constituição dos seres vivos"
dc.contributor.advisor | Monteiro, Rute | |
dc.contributor.author | Nunes, Cidália Maria da Conceição | |
dc.date.accessioned | 2013-11-29T16:15:29Z | |
dc.date.available | 2013-11-29T16:15:29Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description | Dissertação de mest., Dinamização das Ciências em Contexto Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012 | por |
dc.description.abstract | Este trabalho de investigação tem como finalidade o estudo aprofundado das conceções declaradas e em ação (práticas) de dois professores de Ciências da Natureza do 2º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do processo de ensino e aprendizagem, em que abordam “A Célula – Unidade na constituição dos seres vivos”. Tendo em conta o problema de investigação e objetivo principal do estudo, aceder às conceções declaradas e em ação (prática em sala de aula) dos professores António e Pedro. Como método de investigação usou-se o Estudo de Caso intrínseco, recorrendo-se à entrevista e observação, gravação em vídeo e áudio e recolha de artefactos (como técnicas de investigação). A análise qualitativa dos dados revelou que ambos os professores apresentam, conceções declaradas, consentâneas com a tendência didática tecnológica. No que respeita às conceções em ação, o professor António demonstrou uma tendência didática tecnológica e o professor Pedro apresentou uma tendência didática tradicional. Quanto à relação entre as conceções declaradas (entrevista) à investigadora e as conceções em ação (prática profissional), pode concluir-se que existe incoerência entre ambas. O professor Pedro revelou incoerências mais significativas, revelando-se mais tradicional na prática, do que no seu discurso. | por |
dc.identifier.tid | 202202240 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/3177 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Conceções | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Célula | por |
dc.subject | Tendências didáticas | por |
dc.title | Conceções declaradas e em ação dos professores de Ciências da Natureza no âmbito do processo ensino aprendizagem do tema "a célula - unidade na constituição dos seres vivos" | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Dinamização das Ciências em Contexto Escolar | por |