Repository logo
 
Publication

Conceções declaradas e em ação dos professores de Ciências da Natureza no âmbito do processo ensino aprendizagem do tema "a célula - unidade na constituição dos seres vivos"

dc.contributor.advisorMonteiro, Rute
dc.contributor.authorNunes, Cidália Maria da Conceição
dc.date.accessioned2013-11-29T16:15:29Z
dc.date.available2013-11-29T16:15:29Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionDissertação de mest., Dinamização das Ciências em Contexto Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012por
dc.description.abstractEste trabalho de investigação tem como finalidade o estudo aprofundado das conceções declaradas e em ação (práticas) de dois professores de Ciências da Natureza do 2º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do processo de ensino e aprendizagem, em que abordam “A Célula – Unidade na constituição dos seres vivos”. Tendo em conta o problema de investigação e objetivo principal do estudo, aceder às conceções declaradas e em ação (prática em sala de aula) dos professores António e Pedro. Como método de investigação usou-se o Estudo de Caso intrínseco, recorrendo-se à entrevista e observação, gravação em vídeo e áudio e recolha de artefactos (como técnicas de investigação). A análise qualitativa dos dados revelou que ambos os professores apresentam, conceções declaradas, consentâneas com a tendência didática tecnológica. No que respeita às conceções em ação, o professor António demonstrou uma tendência didática tecnológica e o professor Pedro apresentou uma tendência didática tradicional. Quanto à relação entre as conceções declaradas (entrevista) à investigadora e as conceções em ação (prática profissional), pode concluir-se que existe incoerência entre ambas. O professor Pedro revelou incoerências mais significativas, revelando-se mais tradicional na prática, do que no seu discurso.por
dc.identifier.tid202202240
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/3177
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectConceçõespor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectCélulapor
dc.subjectTendências didáticaspor
dc.titleConceções declaradas e em ação dos professores de Ciências da Natureza no âmbito do processo ensino aprendizagem do tema "a célula - unidade na constituição dos seres vivos"por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicaçãopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Dinamização das Ciências em Contexto Escolarpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
tese cidalia finalissima.pdf
Size:
3.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: