Repository logo
 
Publication

Os contributos da internet nos comportamentos exploratórios de informação: estudos com alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorVieira, Luís Sérgio
dc.contributor.authorMonteiro, Ana Patricia da Silva
dc.date.accessioned2018-10-17T13:44:58Z
dc.date.available2018-10-17T13:44:58Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.description.abstractNas conceções atuais, a exploração vocacional consubstancia-se num processo fundamental à tomada de decisão e ao planeamento no domínio da carreira (e.g., Blustein, 1997; Flum & Blustein, 2000; Taveira, 2001). Neste contexto, a recolha de informação de natureza ocupacional tem vindo a ser realizada, de modo mais frequente, com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação, sobretudo no que diz respeito às fontes proporcionadas pela Internet (e.g., Offer & Sampson, 1999; Sampson, Kolodinsky & Greeno, 1997; Stevens & Lundberg, 1998; Tricot, 2002). Esta dissertação é constituída por dois estudos, cada um deles com características específicas mas ambos associados ao tema. O estudo 1 visa analisar o impacto de uma modalidade de intervenção vocacional, neste caso o de um Programa de Orientação Vocacional, ao nível do comportamento exploratório e da auto-eficácia na utilização da internet para a pesquisa de informação escolar e profissional, numa amostra de 52 alunos do 9.º ano de escolaridade. Recorreu-se a um desenho quasi-experimental, com dois momentos de recolha de dados (pré e pós-teste), tendo os participantes sido organizados em três condições: a) grupo experimental sujeito a uma sessão de informação com reflexão, b) grupo experimental sujeito a sessão de informação sem reflexão e c) grupo de controlo. O estudo 2 tem como objetivo geral investigar as dimensões da exploração e da auto-eficácia na pesquisa de informação escolar e profissional na internet em alunos do ensino secundário, nomeadamente, averiguar as diferenças existentes entre os níveis de escolaridade (10.º, 11.º e 12.º) e as duas vias de ensino (regular e profissional). Trata-se de um estudo descritivo, em que participaram 395 alunos, do 10.º ao 12.º ano, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 15 e os 23 anos. Para a recolha de dados de ambos os estudos foram utilizados dois instrumentos: a CES (Career Exploration Survey; Stumpf, Colarelli & Hartman, 1983; adaptação de Taveira, 1997) para avaliar o processo de exploração vocacional e a APIEPI para avaliar a Auto-Eficácia na Pesquisa de Informação Escolar e Profissional na Internet (Inácio & Gamboa, 2008). Além disso foi aplicado um Questionário Sócio-Demográfico com o intuito de obter elementos para a caracterização da amostra. Os resultados do estudo 1 sugerem que a intervenção vocacional produz um impacto positivo no comportamento exploratório dos alunos, bem como que o sentimento de auto-eficácia na pesquisa de informação escolar e profissional tende a acentuar-se no 9.º ano. Os resultados do estudo 2 sugerem que à medida que se avança na escolaridade, maior é o nível de auto-eficácia e o comportamento exploratório dos alunos na pesquisa de informação com recurso à Internet.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/10876
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAuto-eficáciapt_PT
dc.subjectExploração vocacionalpt_PT
dc.subjectInternetpt_PT
dc.subjectEnsino secundáriopt_PT
dc.subjectComportamento exploratóriopt_PT
dc.titleOs contributos da internet nos comportamentos exploratórios de informação: estudos com alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundáriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO 1.pdf
Size:
242.97 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO 2.pdf
Size:
1.74 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.41 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: