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Authors
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Abstract(s)
O período de desenvolvimento humano denominado de adolescência é notório pelo aglomerar de mudanças biológicas, psicológicas e sociais, através das quais o indivíduo deixa de ser criança e passa a ser adulto. Este conjunto de transformações deixa o individuo vulnerável a diversos riscos psicossociais. Contudo, uma grande percentagem destes adolescentes apresenta um desenvolvimento psicossocial favorável e adaptativo, demonstrando resiliência.
Neste sentido, diversos investigadores têm-se debruçado no estudo do perfil de indivíduos considerados como resilientes, evidenciado um conjunto de características individuais e ambientais que promovem um desenvolvimento pleno e saudável do adolescente, sendo que são destacados neste estudo a esperança e o otimismo disposicional.
O presente estudo, com um desenho quasi-experimental, apresenta como principal objetivo investigar os efeitos da aplicação de um programa de promoção da resiliência, na esperança e no otimismo disposicional de adolescentes considerados em situação de risco. A amostra é constituída 16 adolescentes inseridos numa turma do Curso de Educação e Formação de Jovens (CEF), com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos (M = 15.44; DP = .814).
Embora os resultados não evidenciem diferenças significativas ao nível da resiliência, otimismo disposicional e esperança, após a implementação de um programa de promoção da resiliência, considera-se pertinente a administração de programas de intervenção, onde se contemple a resiliência, o otimismo e a esperança, em adolescentes em situação de risco. Uma vez que, de forma geral, estes programas têm demonstrado ser uma mais-valia para o fortalecimento de competências pessoais e sociais, fundamentais para o desenvolvimento da autonomia, da resiliência e da inclusão.
Description
Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015
Keywords
Adolescência Resiliência Otimismo disposicional Esperança Programa de intervenção