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Otimismo disposicional e esperança em adolescentes em situação de risco. Implementação de um programa de promoção da resiliência
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Martins, Maria Helena | |
dc.contributor.author | Costa, Catarina dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2016-05-09T11:08:42Z | |
dc.date.available | 2016-05-09T11:08:42Z | |
dc.date.issued | 2015-06-26 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015 | pt_PT |
dc.description.abstract | O período de desenvolvimento humano denominado de adolescência é notório pelo aglomerar de mudanças biológicas, psicológicas e sociais, através das quais o indivíduo deixa de ser criança e passa a ser adulto. Este conjunto de transformações deixa o individuo vulnerável a diversos riscos psicossociais. Contudo, uma grande percentagem destes adolescentes apresenta um desenvolvimento psicossocial favorável e adaptativo, demonstrando resiliência. Neste sentido, diversos investigadores têm-se debruçado no estudo do perfil de indivíduos considerados como resilientes, evidenciado um conjunto de características individuais e ambientais que promovem um desenvolvimento pleno e saudável do adolescente, sendo que são destacados neste estudo a esperança e o otimismo disposicional. O presente estudo, com um desenho quasi-experimental, apresenta como principal objetivo investigar os efeitos da aplicação de um programa de promoção da resiliência, na esperança e no otimismo disposicional de adolescentes considerados em situação de risco. A amostra é constituída 16 adolescentes inseridos numa turma do Curso de Educação e Formação de Jovens (CEF), com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos (M = 15.44; DP = .814). Embora os resultados não evidenciem diferenças significativas ao nível da resiliência, otimismo disposicional e esperança, após a implementação de um programa de promoção da resiliência, considera-se pertinente a administração de programas de intervenção, onde se contemple a resiliência, o otimismo e a esperança, em adolescentes em situação de risco. Uma vez que, de forma geral, estes programas têm demonstrado ser uma mais-valia para o fortalecimento de competências pessoais e sociais, fundamentais para o desenvolvimento da autonomia, da resiliência e da inclusão. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201234742 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/8176 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Adolescência | pt_PT |
dc.subject | Resiliência | pt_PT |
dc.subject | Otimismo disposicional | pt_PT |
dc.subject | Esperança | pt_PT |
dc.subject | Programa de intervenção | pt_PT |
dc.title | Otimismo disposicional e esperança em adolescentes em situação de risco. Implementação de um programa de promoção da resiliência | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | pt_PT |
thesis.degree.level | Mestre | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação | pt_PT |