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Otimismo disposicional e esperança em adolescentes em situação de risco. Implementação de um programa de promoção da resiliência

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Maria Helena
dc.contributor.authorCosta, Catarina dos Santos
dc.date.accessioned2016-05-09T11:08:42Z
dc.date.available2016-05-09T11:08:42Z
dc.date.issued2015-06-26
dc.date.submitted2015
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015pt_PT
dc.description.abstractO período de desenvolvimento humano denominado de adolescência é notório pelo aglomerar de mudanças biológicas, psicológicas e sociais, através das quais o indivíduo deixa de ser criança e passa a ser adulto. Este conjunto de transformações deixa o individuo vulnerável a diversos riscos psicossociais. Contudo, uma grande percentagem destes adolescentes apresenta um desenvolvimento psicossocial favorável e adaptativo, demonstrando resiliência. Neste sentido, diversos investigadores têm-se debruçado no estudo do perfil de indivíduos considerados como resilientes, evidenciado um conjunto de características individuais e ambientais que promovem um desenvolvimento pleno e saudável do adolescente, sendo que são destacados neste estudo a esperança e o otimismo disposicional. O presente estudo, com um desenho quasi-experimental, apresenta como principal objetivo investigar os efeitos da aplicação de um programa de promoção da resiliência, na esperança e no otimismo disposicional de adolescentes considerados em situação de risco. A amostra é constituída 16 adolescentes inseridos numa turma do Curso de Educação e Formação de Jovens (CEF), com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos (M = 15.44; DP = .814). Embora os resultados não evidenciem diferenças significativas ao nível da resiliência, otimismo disposicional e esperança, após a implementação de um programa de promoção da resiliência, considera-se pertinente a administração de programas de intervenção, onde se contemple a resiliência, o otimismo e a esperança, em adolescentes em situação de risco. Uma vez que, de forma geral, estes programas têm demonstrado ser uma mais-valia para o fortalecimento de competências pessoais e sociais, fundamentais para o desenvolvimento da autonomia, da resiliência e da inclusão.pt_PT
dc.identifier.tid201234742
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8176
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAdolescênciapt_PT
dc.subjectResiliênciapt_PT
dc.subjectOtimismo disposicionalpt_PT
dc.subjectEsperançapt_PT
dc.subjectPrograma de intervençãopt_PT
dc.titleOtimismo disposicional e esperança em adolescentes em situação de risco. Implementação de um programa de promoção da resiliênciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

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