Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.89 MB | Adobe PDF |
Abstract(s)
Esta dissertação tem como principal objetivo construir, identificar e analisar o perfil do
hóspede de uma unidade de alojamento na tipologia de Apartamentos Turísticos 3* em
Albufeira através das suas caraterísticas, preferências e motivações pelo lado da procura,
de forma a implementar novos produtos e serviços. Foram salientados, em primeiro lugar,
os atributos do alojamento turístico e a sua inserção em contexto da oferta na Região do
Algarve. Destacaram-se os fatores associados à procura como motivações e atributos, e a
caraterização do Algarve pelo lado da procura. Exibiu-se um perfil do turista tradicional
que visita o Algarve.
A contextualização termina com uma inserção turística e caraterização do município de
Albufeira com o enquadramento de uma análise SWOT da unidade de alojamento.
Para a recolha de dados, foi desenvolvido um inquérito que se traduziu num questionário,
em formato digital entre 15 de junho e 4 de julho de 2016 que se revelou insuficiente, sendo
distribuído em formato papel de 4 julho a 9 de setembro de 2016.
Os resultados caraterizaram quatro perfis de hóspede denominados: “Casais Jovens
Exclusivos”, “Famílias Ibéricas”, “Estudantes Europeus” e “Famílias/Casais Jovens
ativos”.
De acordo com a procura, concluiu-se que os perfis de hóspedes encontrados variam em
caraterísticas sociodemográficas, tipo de gastos e preferências e que a segmentação se
revelou uma ferramenta eficaz na captura de perfis na época alta.
Ficou também indicada que a concretização dos novos serviços e produtos propostos pelo
alojamento devem ser assegurados de acordo com os perfis encontrados.
Description
Keywords
Procura turística Algarve Albufeira Apartamentos turísticos Perfil