Repository logo
 
Publication

Avaliação formativa: mudança de estratégias de aprendizagens

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCarreira, Teresa Pires
dc.contributor.authorRosa, Maria Adelaide Pereira
dc.date.accessioned2016-07-18T18:09:41Z
dc.date.available2016-07-18T18:09:41Z
dc.date.issued2004
dc.date.submitted2004
dc.descriptionDissertação de mest. em Observação e Análise da Relação Educativa, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2004pt_PT
dc.description.abstractO presente estudo inscreve-se na problemática da avaliação pedagógica, mais concretamente na avaliação formativa no âmbito da relação educativa. O objectivo geral da investigação consistiu em conhecer as práticas avaliativas dos docentes e a sua influência na mudança de estratégias de aprendizagem, recorrendo à técnica do questionário. Devido à participação num Projecto Educativo Europeu surgiu a possibilidade de alargarmos o contexto do estudo a outros países da União Europeia com os quais constituímos a Parceria Escolar Multicultural - Espanha e Itália. Da análise dos dados constatamos que há mudanças em relação às práticas avaliativas sobretudo na preocupação de envolver os outros actores educativos. Esperamos que estas pistas sejam um ponto de partida para a reflexão sobre todo o processo avaliativo.pt_PT
dc.description.abstractThis study deals with evaluation in teaching, mainly in what concerns the role of qualitative (formative) evaluation applied to the teaching/Iearning relationship. The general purpose of this investigation was to learn about the teachers evaluation practices and their influence in the change of strategies used whilst teaching. This purpose has been achived through the application ofquestionaries and interpretation of the data. Due to the fact that we participate in na Educational Project within the European Union the possibility arose to have this study followed up in other countries such as Spain and Italy. From the analysis of the data obtained from those countries we verified that there are substancial differences in what concerns evaluation practices, especially as to the purpose of involving the remaining 'actors1 in the teaching/Iearning situation. We hope that these leads will provide a starting point towards na overall reflection on lhe evaluation process.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8592
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAvaliação formativapt_PT
dc.subjectInstrumentos de avaliaçãopt_PT
dc.subjectRegulação da aprendizagempt_PT
dc.subjectDiferenciação pedagógicapt_PT
dc.subjectEstratégias de relação interpessoalpt_PT
dc.titleAvaliação formativa: mudança de estratégias de aprendizagenspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.nameMestrado em Observação e Análise da Relação Educativapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
S14_ROSA--Avaliacao_formativa.pdf
Size:
4.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: