Repository logo
 
Publication

Dinâmicas pedagógicas com técnicas de imagem animada: imagem animada como estratégia de 'aprender-fazendo' em Educação Visual e Tecnológica

dc.contributor.advisorGraça, Marina Estela
dc.contributor.authorGomes, Helena
dc.date.accessioned2013-10-18T09:49:05Z
dc.date.available2013-10-18T09:49:05Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionDissertação de mest., Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012por
dc.description.abstractO principal objectivo deste estudo é compreender de que modo os alunos desenvolvem a sua actividade de modelação matemática quando esta tem por base um trabalho experimental que lhes permita lidar de forma activa com problemas e questões ligadas ao real. Assim, formulei a seguinte questão geral: Como se caracteriza a actividade de modelação matemática dos alunos em problemas da realidade que envolvem situações de experimentação e manipulação de objectos concretos? Foram definidas as seguintes sub-questões orientadoras do estudo: 1) De que forma a experimentação, através da manipulação de objectos concretos, ajuda os alunos a descobrir a matemática envolvida num problema da realidade e a representá-la na forma de modelos matemáticos? 2) Quais as rotas, dentro do ciclo da modelação matemática, que os alunos percorrem desde o modelo manipulativo (tangível) até à fase do modelo matemático, vistas através de duas teorias: a Perspectiva de Modelos e Modelação (MMP) e a Educação Matemática Realista (RME)? O referencial teórico assenta na análise e discussão da Educação Matemática Realística e da Perspectiva de Modelos e Modelação, no sentido de articular estas duas teorias, tendo em conta aspectos teóricos relativos à matemática experimental. O estudo foi realizado a partir de uma intervenção pedagógica em sala de aula, em duas turmas de 9.º ano, das quais era professora. A metodologia adoptada foi a investigação-acção, tratando-se de uma investigação sobre a própria prática. O trabalho desenvolvido pelos alunos, na sala de aula, foi registado em vídeo e áudio e foram recolhidos os relatórios produzidos pelos alunos. As principais conclusões obtidas vão ao encontro da complementaridade das duas teorias e conduziram à proposta um novo tipo de actividades de modelação chamadas Actividades Realísticas Geradoras de Modelos, que agrupa as principais potencialidades, tanto da Educação Matemática Realística como da Perspectiva de Modelos e Modelação, com recurso à matemática experimental.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/3084
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectModelos matemáticospor
dc.subjectEducação matemática realísticapor
dc.subjectPerspectiva de modelos e modelaçãopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectActividades realísticas geradoras de modelospor
dc.subjectInvestigação-acçãopor
dc.titleDinâmicas pedagógicas com técnicas de imagem animada: imagem animada como estratégia de 'aprender-fazendo' em Educação Visual e Tecnológicapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicaçãopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básicopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 18
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RELATÓRIO PES - HELENA - FINAL 2.pdf
Size:
2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
EXERCÍCIOS - Com técnicas de imagem animada.wmv
Size:
131.11 MB
Format:
Unknown data format
Description:
Anexo I
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DSC02414.JPG
Size:
960.78 KB
Format:
Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DSC02415.JPG
Size:
950.9 KB
Format:
Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)
No Thumbnail Available
Name:
MOV02400.MPG
Size:
857.99 KB
Format:
Moving Picture Experts Group
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: