Publication
Dinâmicas pedagógicas com técnicas de imagem animada: imagem animada como estratégia de 'aprender-fazendo' em Educação Visual e Tecnológica
dc.contributor.advisor | Graça, Marina Estela | |
dc.contributor.author | Gomes, Helena | |
dc.date.accessioned | 2013-10-18T09:49:05Z | |
dc.date.available | 2013-10-18T09:49:05Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description | Dissertação de mest., Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012 | por |
dc.description.abstract | O principal objectivo deste estudo é compreender de que modo os alunos desenvolvem a sua actividade de modelação matemática quando esta tem por base um trabalho experimental que lhes permita lidar de forma activa com problemas e questões ligadas ao real. Assim, formulei a seguinte questão geral: Como se caracteriza a actividade de modelação matemática dos alunos em problemas da realidade que envolvem situações de experimentação e manipulação de objectos concretos? Foram definidas as seguintes sub-questões orientadoras do estudo: 1) De que forma a experimentação, através da manipulação de objectos concretos, ajuda os alunos a descobrir a matemática envolvida num problema da realidade e a representá-la na forma de modelos matemáticos? 2) Quais as rotas, dentro do ciclo da modelação matemática, que os alunos percorrem desde o modelo manipulativo (tangível) até à fase do modelo matemático, vistas através de duas teorias: a Perspectiva de Modelos e Modelação (MMP) e a Educação Matemática Realista (RME)? O referencial teórico assenta na análise e discussão da Educação Matemática Realística e da Perspectiva de Modelos e Modelação, no sentido de articular estas duas teorias, tendo em conta aspectos teóricos relativos à matemática experimental. O estudo foi realizado a partir de uma intervenção pedagógica em sala de aula, em duas turmas de 9.º ano, das quais era professora. A metodologia adoptada foi a investigação-acção, tratando-se de uma investigação sobre a própria prática. O trabalho desenvolvido pelos alunos, na sala de aula, foi registado em vídeo e áudio e foram recolhidos os relatórios produzidos pelos alunos. As principais conclusões obtidas vão ao encontro da complementaridade das duas teorias e conduziram à proposta um novo tipo de actividades de modelação chamadas Actividades Realísticas Geradoras de Modelos, que agrupa as principais potencialidades, tanto da Educação Matemática Realística como da Perspectiva de Modelos e Modelação, com recurso à matemática experimental. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/3084 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Modelos matemáticos | por |
dc.subject | Educação matemática realística | por |
dc.subject | Perspectiva de modelos e modelação | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Actividades realísticas geradoras de modelos | por |
dc.subject | Investigação-acção | por |
dc.title | Dinâmicas pedagógicas com técnicas de imagem animada: imagem animada como estratégia de 'aprender-fazendo' em Educação Visual e Tecnológica | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico | por |
Files
Original bundle
1 - 5 of 18
Loading...
- Name:
- RELATÓRIO PES - HELENA - FINAL 2.pdf
- Size:
- 2 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
- Name:
- EXERCÍCIOS - Com técnicas de imagem animada.wmv
- Size:
- 131.11 MB
- Format:
- Unknown data format
- Description:
- Anexo I
Loading...
- Name:
- DSC02414.JPG
- Size:
- 960.78 KB
- Format:
- Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)
Loading...
- Name:
- DSC02415.JPG
- Size:
- 950.9 KB
- Format:
- Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: