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Recursos educativos digitais de divulgação da dieta mediterrânica: o caso do projeto DIMED

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociais
dc.contributor.advisorSilva, Bruno Mendes da
dc.contributor.advisorGonçalves, Alexandra Rodrigues
dc.contributor.authorPlozzer, Clarissa
dc.date.accessioned2025-09-04T09:45:07Z
dc.date.available2025-09-04T09:45:07Z
dc.date.issued2025-06-25
dc.description.abstractEste estudo destaca-se pela abordagem específica da utilização dos recursos educativos digitais (RED) no contexto educacional, com um foco particular nos recursos do Projeto DiMEd e pode contribuir para a compreensão dos benefícios e desafios dessas tecnologias. A Universidade do Algarve estabeleceu uma parceria com o projeto DiMEd, financiado pelo CRESC ALGARVE 20201 (Programa Operacional do Algarve), que produziu recursos pedagógicos digitais relacionados com a Dieta Mediterrânica, incluindo matérias de apoio ao professor/formador e diferentes recursos para aplicação em contexto de sala/sessão e trabalhos autónomos. Os resultados deste estudo querem evidenciar que os RED do projeto DiMEd têm um potencial significativo para enriquecer o ambiente educacional, proporcionando uma aprendizagem mais interativa, personalizada e envolvente. Considerando que a Dieta Mediterrânica (DM) é um património imaterial reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), é uma herança das civilizações que moldaram a nossa identidade cultural, língua e modos de vida, produção e alimentação, sendo crucial para a valorização e o reconhecimento da nossa cultura. Promovido pelo Centro Ciência Viva de Tavira e pela Universidade do Algarve como parceira, o projeto DiMEd tem como principal objetivo a produção e desenvolvimento de recursos educativos digitais inovadores, assentes nas diferentes dimensões da Dieta Mediterrânica. A metodologia adotada para esta dissertação segue uma abordagem mista, quantitativa e qualitativa, com foco em um estudo de caso. Este desenho metodológico procura uma compreensão detalhada sobre o impacto da utilização dos recursos educativos digitais do projeto DiMEd na instituição escolar selecionada como contexto de ambiente educacional. Não obstante alguns constrangimentos, este estudo conseguiu experimentar estes recursos no contexto escolar melhorando e inovando os conteúdos da oferta formativa e contribuiu para a promoção da Dieta Mediterrânicapor
dc.description.abstractThis study stands out for its specific approach to the use of digital educational resources (RED) in the educational context, with a particular focus on the DiMEd Project resources, which can contribute to understanding the benefits and challenges of these technologies. The University of Algarve established a partnership with the DiMEd project, funded by CRESC ALGARVE 20202 . The project consists of digital pedagogical resources related to the Mediterranean Diet, including support materials for teachers for classroom sessions and autonomous work. These study’s results aim to demonstrate that the REDs developed by DiMEd Project have significant potential to enrich the educational environment, providing a more interactive, personalized, and engaging learning experience. Considering the Mediterranean Diet (MD) has been recognized as an intangible heritage by the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), it represents a legacy of civilizations that have shaped our cultural identity, language, ways of life, cultural production, and food practices. Promoted by the Tavira Science Center and the University of Algarve as a partner, the DiMEd Project aimed to develop digital educational resources based on the different dimensions of the Mediterranean Diet and this study is meant to experiment with these digital resources, aiming to improve and innovate the content of education and contribute to promotion of the Mediterranean Diet and its importance to the Mediterranean region’s cultural identity. The methodology adopted for this dissertation follows a mixed quantitative and qualitative approach, focusing on a case study. This method is suitable for obtaining a detailed understanding of the impact of the use of REDs from the DiMEd project in the school institution selected as the educational environment context. Despite some difficulties, this study managed to improve and innovate the contents of the academic offer and contributing to the promotion of the Mediterranean Diet and its importance for the cultural identity of the Mediterranean.eng
dc.identifier.tid203977432
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/27658
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectRED
dc.subjectProjeto DiMEd
dc.subjectComunicação
dc.subjectDieta Mediterrânica
dc.subjectPatrimónio Cultural Imaterial
dc.titleRecursos educativos digitais de divulgação da dieta mediterrânica: o caso do projeto DIMEDpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação e Media Digitais

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