Publication
Preditores da leitura ao longo da escolaridade: alterações dinâmicas no papel da consciência fonológica e da nomeação rápida
dc.contributor.author | Reis, Alexandra | |
dc.contributor.author | Faísca, Luís | |
dc.contributor.author | Castro, S. L. | |
dc.contributor.author | Petersson, Karl Magnus | |
dc.date.accessioned | 2014-07-31T10:38:54Z | |
dc.date.available | 2014-07-31T10:38:54Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.updated | 2014-07-30T10:33:00Z | |
dc.description.abstract | A aquisição da leitura envolve múltiplas aprendizagens, desde o contacto inicial com o alfabeto até ao momento em que a criança se torna apta a ler correcta e fluentemente. Reportamos aqui os principais resultados de um estudo transversal com alunos do primeiro ciclo (N = 568) em que avaliámos a relação entre a exactidão e velocidade da leitura com capacidades de processamento fonológico, nomeação rápida, conhecimento letra - s om e vocabulário. Verificámos que apesar de a consciência fonológica ser o preditor mais importante da exactidão e fluência da leitura, o seu peso decresce à medida que a escolaridade aumenta; simultaneamente, dá - se o aumento do contributo de variáveis ass ociadas ao automatismo e reconhecimento lexical. Concluímos que ao longo da aprendizagem se dá uma alteração dinâmica dos processos cognitivos subjacentes à leitura, em que a criança passa de uma leitura assente em processos sub - lexicais para uma leitura r ecorrendo maciçamente ao reconhecimento ortográfico das palavras. | por |
dc.description.sponsorship | EU - SOCRATES (2006 - 2798/001 - 001 SO2 61OBGE, Action 6.1.2 & 6.2) | |
dc.identifier.citation | Reis, A.; Faísca, L.; Castro, S. L.; Petersson, K. M.Preditores da leitura ao longo da escolaridade: alterações dinâmicas no papel da consciência fonológica e da nomeação rápida, Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Livro de Resumos do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga, 2010. | por |
dc.identifier.other | AUT: AIR01687; LFA00717; KMP02316; | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/4879 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Associação Portuguesa de Psicologia | por |
dc.relation | Assessment and characterization of reading disorders and dyslexia in Portuguese children and adults | |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Consciência fonológica | por |
dc.subject | Nomeação rápida | por |
dc.subject | Desenvolvimento | por |
dc.title | Preditores da leitura ao longo da escolaridade: alterações dinâmicas no papel da consciência fonológica e da nomeação rápida | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Assessment and characterization of reading disorders and dyslexia in Portuguese children and adults | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FPSI%2F64920%2F2006/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga | por |
oaire.citation.endPage | 3132 | por |
oaire.citation.startPage | 3117 | por |
oaire.citation.title | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia | por |
oaire.fundingStream | 3599-PPCDT | |
person.familyName | Reis | |
person.familyName | Faísca | |
person.familyName | Petersson | |
person.givenName | Alexandra | |
person.givenName | Luís | |
person.givenName | Karl Magnus | |
person.identifier | 387336 | |
person.identifier | A-4633-2013 | |
person.identifier | 13089 | |
person.identifier.ciencia-id | 4B10-E7E6-1D6A | |
person.identifier.ciencia-id | 5719-6727-C596 | |
person.identifier.ciencia-id | 6D14-B1D1-1532 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5598-0999 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4859-8817 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8245-0392 | |
person.identifier.rid | E-8188-2012 | |
person.identifier.scopus-author-id | 7202574376 | |
person.identifier.scopus-author-id | 6503944802 | |
person.identifier.scopus-author-id | 7006470225 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | 4773c6f5-4b9c-4cbf-b8ef-7386f5d8a93d | |
relation.isAuthorOfPublication | e21a01b7-3ea3-45b1-97db-f6553ead69a1 | |
relation.isAuthorOfPublication | 0f437ab3-c630-40ad-963f-13196ad4fbd6 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e21a01b7-3ea3-45b1-97db-f6553ead69a1 | |
relation.isProjectOfPublication | 4bb2f5f8-17be-409b-b988-322ac1ea9e24 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 4bb2f5f8-17be-409b-b988-322ac1ea9e24 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Preditores da leitura ao longo da escolaridade. Alterações dinâmicas no papel da consciência fonológica e da nomeação rápida.pdf
- Size:
- 247.29 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.61 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: