Repository logo
 
Publication

Preditores da leitura ao longo da escolaridade: alterações dinâmicas no papel da consciência fonológica e da nomeação rápida

dc.contributor.authorReis, Alexandra
dc.contributor.authorFaísca, Luís
dc.contributor.authorCastro, S. L.
dc.contributor.authorPetersson, Karl Magnus
dc.date.accessioned2014-07-31T10:38:54Z
dc.date.available2014-07-31T10:38:54Z
dc.date.issued2010
dc.date.updated2014-07-30T10:33:00Z
dc.description.abstractA aquisição da leitura envolve múltiplas aprendizagens, desde o contacto inicial com o alfabeto até ao momento em que a criança se torna apta a ler correcta e fluentemente. Reportamos aqui os principais resultados de um estudo transversal com alunos do primeiro ciclo (N = 568) em que avaliámos a relação entre a exactidão e velocidade da leitura com capacidades de processamento fonológico, nomeação rápida, conhecimento letra - s om e vocabulário. Verificámos que apesar de a consciência fonológica ser o preditor mais importante da exactidão e fluência da leitura, o seu peso decresce à medida que a escolaridade aumenta; simultaneamente, dá - se o aumento do contributo de variáveis ass ociadas ao automatismo e reconhecimento lexical. Concluímos que ao longo da aprendizagem se dá uma alteração dinâmica dos processos cognitivos subjacentes à leitura, em que a criança passa de uma leitura assente em processos sub - lexicais para uma leitura r ecorrendo maciçamente ao reconhecimento ortográfico das palavras.por
dc.description.sponsorshipEU - SOCRATES (2006 - 2798/001 - 001 SO2 61OBGE, Action 6.1.2 & 6.2)
dc.identifier.citationReis, A.; Faísca, L.; Castro, S. L.; Petersson, K. M.Preditores da leitura ao longo da escolaridade: alterações dinâmicas no papel da consciência fonológica e da nomeação rápida, Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Livro de Resumos do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga, 2010.por
dc.identifier.otherAUT: AIR01687; LFA00717; KMP02316;
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/4879
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherAssociação Portuguesa de Psicologiapor
dc.relationAssessment and characterization of reading disorders and dyslexia in Portuguese children and adults
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectConsciência fonológicapor
dc.subjectNomeação rápidapor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.titlePreditores da leitura ao longo da escolaridade: alterações dinâmicas no papel da consciência fonológica e da nomeação rápidapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleAssessment and characterization of reading disorders and dyslexia in Portuguese children and adults
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FPSI%2F64920%2F2006/PT
oaire.citation.conferencePlaceBragapor
oaire.citation.endPage3132por
oaire.citation.startPage3117por
oaire.citation.titleVII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologiapor
oaire.fundingStream3599-PPCDT
person.familyNameReis
person.familyNameFaísca
person.familyNamePetersson
person.givenNameAlexandra
person.givenNameLuís
person.givenNameKarl Magnus
person.identifier387336
person.identifierA-4633-2013
person.identifier13089
person.identifier.ciencia-id4B10-E7E6-1D6A
person.identifier.ciencia-id5719-6727-C596
person.identifier.ciencia-id6D14-B1D1-1532
person.identifier.orcid0000-0001-5598-0999
person.identifier.orcid0000-0003-4859-8817
person.identifier.orcid0000-0002-8245-0392
person.identifier.ridE-8188-2012
person.identifier.scopus-author-id7202574376
person.identifier.scopus-author-id6503944802
person.identifier.scopus-author-id7006470225
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication4773c6f5-4b9c-4cbf-b8ef-7386f5d8a93d
relation.isAuthorOfPublicatione21a01b7-3ea3-45b1-97db-f6553ead69a1
relation.isAuthorOfPublication0f437ab3-c630-40ad-963f-13196ad4fbd6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye21a01b7-3ea3-45b1-97db-f6553ead69a1
relation.isProjectOfPublication4bb2f5f8-17be-409b-b988-322ac1ea9e24
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery4bb2f5f8-17be-409b-b988-322ac1ea9e24

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Preditores da leitura ao longo da escolaridade. Alterações dinâmicas no papel da consciência fonológica e da nomeação rápida.pdf
Size:
247.29 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: