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A busca pela excelência e pela qualidade nos produtos e serviços fez com que a procura por laboratórios acreditados viesse crescendo ao longo dos anos. Há de se reconhecer que esta busca incessante, aos certificados, foi sem dúvida de grande utilidade ao panorama mundial, pois contribuiu para mudar a atitude das empresas face à qualidade. Porém esta mudança necessita ir mais longe, no sentido da busca da satisfação do cliente e do aumento da capacidade competitiva.
No universo empresarial, a qualidade dá origem a um sistema que está vinculado ao modelo de gestão da organização e sua cultura. Entretanto, um sistema da qualidade certificado e acreditado pode, de fato, ajudar uma empresa a entrar num mercado, mas não constitui garantia de que ela consiga ganhar novos clientes.
Por certificação entende-se, de modo mais compreensível, a avaliação da conformidade, isto é, o processo sistematizado de avaliação que determina a extensão em que um produto, processo, serviço ou sistema satisfaz determinados requisitos especificados. A avaliação da conformidade inclui também, além da certificação de sistemas, a certificação de produtos e de serviços.
Entretanto, existem outras formas de qualificar organizações cujos fundamentos são similares aos utilizados no âmbito da certificação. Nestes casos, são avaliadas mais que as conformidades, são avaliadas as competências técnicas demonstradas para realizar determinadas atividades. Estas formas de qualificação são designadas por acreditação e aplicam-se a laboratórios e aos próprios organismos certificadores.
A fim de se dar os primeiros passos em busca da qualidade na área de um laboratório clínico, a presente dissertação propõe um roteiro geral para a sua implementação, incluindo os primeiros passos para obtenção de uma acreditação segundo a ISO 15189, que é especifica ao mercado de laboratórios clínicos.
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Acreditação Análises Clínicas Gestão da Qualidade ISO 15189 ISO