Repository logo
 
Publication

A inclusão da criança com necessidades educativas especiais no jardim de infância

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorTavares, Manuel Viegas
dc.contributor.authorCruz, Ana Maria da Silva Pedralva da
dc.date.accessioned2016-07-14T10:25:45Z
dc.date.available2016-07-14T10:25:45Z
dc.date.issued2005
dc.date.submitted2005
dc.descriptionDissertação de mest. em Ciências da Educação Especialização em Educação de Infância, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2005pt_PT
dc.description.abstractO presente estudo teve como objectivo investigar a perspectiva dos educadores de infância e das crianças ditas normais face à inclusão da criança com necessidades educativas especiais no Jardim de Infância. Para tal, teve como objectivos, em relação aos educadores: confrontar os paradigmas conceptuais/organizacionais da legislação actual com as práticas dos educadores; investigar as perspectivas dos educadores, no que respeita às suas competências profissionais; conhecer as preocupações e as medidas que consideram importantes de serem implantadas; e, investigar as condições facilitadoras e os obstáculos que os educadores encontram nas suas práticas. Em relaçao aos alunos, procurou-se conhecer as opiniões/reacções face às situações de "interajuda', "relacionamento" e "apoio mútuo". Participaram na pesquisa 4 educadores, 20 crianças seleccionadas aleatoriamente e 4 crianças com necessidades educativas especiais. Para a realização da investigação foram utilizados 2 inquéritos por questionário e uma escala de atitudes. Posteriormente, procedeu-se ao tratamento estatístico dos dados (SPSS). O referencial teórico deste estudo reportou-se a uma panóplia de autores como Nader. Nirje, Panaças, Sanchez, Vayer, Alport, Ana Bernard da Costa, entre outros, que se dedicaram à Educação Especial, sobretudo nos aspectos referentes à integração, mudança de atitudes, assim como conceitos referentes ao ensino especial. A apresentação e a discussão dos resultados encontrados permitiram a formulação de algumas reflexões sobre a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no Jardim de Infância, quer as crianças, incluindo as com necessidades educativas especiais. Por fim, procurou-se contribuir para a valorização da tematica da integração educativa, sugerindo-se alternativas para futuras investigações,pt_PT
dc.description.abstractThe presenl study was made with the intenlion oí investigate lhe iníancy educationist and "normal" children prospecí about lhe inclusion of children wilh special educational necessities in kindergarlen. The objectives related lo the educationists were: confront lhe conceptual/organizational models of lhe currenl legislalion wilh lhe educationists practise; investigate educationist prospecí in what concems to their Professional competence; know ali their preocupations and which are the most importam actions that can be implemented, and finally investigate the good and bad aspects that educationists are confronted wilh during their activities. In what concems to the students, was importam to know their opinion/reaclion in difterenl situations such as "relationships/connections" and "mutual support/help". The search was made with the collaboration of 28 people, 4 educationists, 20 children selecled al random and 4 children with special educational necessities. To do this invesligation were used two inquires by queslionnaire and a scale and after gathering ali the information was done the results statistic treatement (SPSS). The study theoretic references refers to an important group oí authors such as Nader, Nirje, Panaças, Sanchez, Vayer, Alport, Ana Bernard da Costa, among others which dedicatcd themselves to special education and above ali in what concems lo the integration, change of altitude and also concepts that refer lo special teaching. The results inlroduction and discussion became possible the appearance oí some reflections about children with special educational necessities inclusion in kindergarlen. In shorl, lhere was a contribulion lo increase the value of lhe educational integration, suggesting altematives towards future investigations.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8543
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação Inclusivapt_PT
dc.subjectDiversidadept_PT
dc.subjectExclusãopt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectFormação dos Educadores de Infânciapt_PT
dc.subjectAtitudespt_PT
dc.titleA inclusão da criança com necessidades educativas especiais no jardim de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação Especialização em Educação de Infânciapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
S14_CRUZ--Inclusao_da_crianca_com_necessidades.pdf
Size:
4.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: