Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Efetividade de uma ação de sensibilização no aumento da literacia do perfecionismo em jovens universitários

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O perfecionismo tem aumentado ao longo do tempo, sendo um fator de risco e manutenção para vários quadros clínicos, principalmente para os estudantes universitários. Devido à pressão associada às exigências da vida académica, os estudantes são cada vez mais vulneráveis ao desenvolvimento do perfecionismo. Algumas intervenções realizadas em contexto educacional têm-se mostrado eficazes no aumento da literacia em saúde mental e na diminuição dos níveis de perfecionismo, contudo, os dados apresentam-se ainda pouco consistentes. O presente estudo pretende avaliar a efetividade de uma ação de sensibilização sobre o perfecionismo no aumento da literacia sobre o tema e na diminuição dos níveis de perfecionismo dos estudantes. Numa primeira fase foi realizado um estudo exploratório para conhecer os níveis de perfecionismo dos estudantes e se existiram diferenças entre sexos; numa segunda fase procurou-se averiguar se existiram diferenças nos níveis de perfecionismo e na literacia sobre o tema antes e depois da ação de sensibilização desenvolvida com os estudantes universitários. Possível observar que nenhuma das comparações entre os sexos mostrou uma diferença estatisticamente significativa, em nenhuma das dimensões do perfecionismo. Na segunda fase do estudo, não foi possível encontrar diferenças significativas entre os dois momentos (antes e depois da ação) nos níveis de perfecionismo e de literacia dos participantes, sendo possível salientar uma única relação positiva entre o valor total do perfecionismo no primeiro momento e a literacia sobre as consequências do perfecionismo. A reduzida participação dos estudantes no segundo momento da avaliação pode ter contribuído para os resultados. Foram apontadas propostas de melhoria para futuras intervenções no âmbito do perfecionismo no contexto universitário.
Perfectionism has increased over time, becoming a risk and maintenance factor for various clinical conditions, particularly among university students. Due to the pressure associated with academic life demands, students are increasingly vulnerable to developing perfectionism. Some interventions carried out in educational settings have proven to be effective in increasing mental health literacy and reducing levels of perfectionism. However, the data remains inconsistent. The present study aims to evaluate the effectiveness of an awareness session about perfectionism in increasing literacy on the topic and reducing students' levels of perfectionism. In the first phase, an exploratory study was conducted to assess students' levels of perfectionism and whether there were differences between genders. In the second phase, the goal was to determine whether there were differences in perfectionism levels and literacy on the topic before and after the awareness action carried out with university students. It was observed that none of the comparisons between genders showed a statistically significant difference in any dimension of perfectionism. In the second phase of the study, no significant differences were found between the two moments (before and after the session) in the participants' levels of perfectionism and literacy. However, a single positive correlation was noted between the total perfectionism score in the first moment and Statement 3 of the literacy questionnaire. The reduced participation of students in the second assessment may have contributed to the results. Improvement suggestions were made for future interventions related to perfectionism in the university context.

Description

Keywords

Ação de sensibilização Estudantes universitários Literacia Perfecionismo Terapia cognitivo-comportamental

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License