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A produção de memórias falsas espontâneas associada ao formato de apresentação do material auditivo-verbal

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Dina
dc.contributor.authorNogueira, Tatiana Soledade dos Santos
dc.date.accessioned2017-09-18T08:53:21Z
dc.date.available2017-09-18T08:53:21Z
dc.date.issued2017-05-18
dc.date.submitted2017
dc.descriptionDissertação de mestrado, Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017
dc.description.abstractAs memórias falsas constituem a recordação de eventos não presenciados ou lembranças distorcidas do sucedido em algum evento. O paradigma DRM constitui o instrumento mais utilizado para a produção de memórias falsas em laboratório, a utilização de versões alternativas ao paradigma DRM a partir da conversão do formato de listas em histórias pode influenciar a ocorrência de memórias falsas. Objetivo: Pretendemos comparar se o formato de apresentação dos estímulos influencia a evocação ou reconhecimento de memórias falsas, analisando igualmente o possível contributo do fator idade. Método: Para este efeito manipulou-se a produção de memórias falsas em jovens adultos e adultos mais velhos a partir de estímulos neutros. Os participantes realizaram duas tarefas de evocação e uma tarefa de reconhecimento. Resultados: Relativamente à evocação de itens falsos apenas observámos diferenças entre a história e lista árvore, com mais itens falsos na lista. Quanto à ativação do item crítico verificámos diferenças entre a história árvore e a lista caneta, que evidenciou mais memórias falsas. Ao compararmos listas com diferentes percentagens de indução observámos diferenças na lista árvore e lista cidade, com mais itens falsos na lista árvore. Apenas verificámos um possível efeito da condição (história vs. lista) na evocação imediata dos estímulos carro onde os jovens adultos evidenciam um melhor desempenho. Os dois grupos não diferem em relação ao seu desempenho mnésico (evocação de itens verdadeiros) para a maioria dos estímulos, sendo exceção a lista caneta onde os jovens adultos tiveram um desempenho superior. Conclusões: A diferença verificada para os itens falsos com o mesmo tema árvore pode sugerir um efeito da condição, uma vez que a lista evidencia mais itens falsos. Quanto à ativação do item crítico foram observadas diferenças entre materiais de temas distintos, mas de igual indução, com efeito numa ativação do item crítico mais evidente na lista caneta. A história parece facilitar a recuperação de itens verdadeiros no entanto, este efeito parece apenas surgir em materiais de fácil identificabilidade temática.pt_PT
dc.identifier.tid201708922pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/9965
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMemórias falsaspt_PT
dc.subjectHistóriaspt_PT
dc.subjectListaspt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectTarefas memóriapt_PT
dc.titleA produção de memórias falsas espontâneas associada ao formato de apresentação do material auditivo-verbalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameNeurociências Cognitivas e Neuropsicologiapt_PT

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