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Animação comunitária em meio rural: o caso do centro de convívio de Parises

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAlmeida, António Fragoso de
dc.contributor.authorMartins, Cláudia de Jesus
dc.date.accessioned2016-06-14T08:54:59Z
dc.date.available2016-06-14T08:54:59Z
dc.date.issued2016-01-26
dc.date.submitted2015
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Educação Social, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2015pt_PT
dc.description.abstractAs regiões rurais e serranas do nosso país, têm vindo a apresentar diferentes problemas dignos de reflexão e de intervenção. A maioria dessas problemáticas estão associadas ao envelhecimento da população e ao abandono do território, sendo por isso necessário criar respostas e estratégias adequadas para inverter ou travar esta situação. Parises é um dos sítios da serra do concelho de São Brás de Alportel, que em 2012 sofreu um grande incêndio que queimou metade do seu território e quase toda a zona serrana. A partir dessa altura foi criado um plano de intervenção para auxiliar esta população, no sentido de minimizar o impacto dessa calamidade. Terminado esse plano e devido aos seus bons resultados, a autarquia deu continuidade ao trabalho de animação comunitária, seguindo os mesmos moldes da intervenção anterior. Perante esta realidade, procurou-se com o presente trabalho-projeto apoiado na intervenção realizada, refletir criticamente sobre as atividades realizadas num período de 6 meses e perceber se estas se enquandram, ou não, no âmbito da animação comunitária como estratégia da educação de adultos, averiguando se existe efetivamente desenvolvimento comunitário na população em estudo. Esta investigação seguiu uma metodologia qualitativa de investigação-ação, com recurso às técnicas de observação participante, conversas e entrevistas informais, com uma população de 30 participantes regulares e 8 dinamizadores das atividades. Os dados obtidos foram objeto de uma análise crítica articulada com o enquadramento teórico. Os resultados mostram por um lado, respostas bastante favoráveis quanto à socialização, convivialidade e valorização de uma aprendizagem permanente associadas à ocupação dos seus tempos livres com as atividades realizadas no centro de convívio de Parises. Por outro lado, uma análise mais profunda resultante da observação e da triangulação de dados de outras fontes, mostra que embora se tenha conseguido uma dinâmica interessante nesta comunidade, não existem sinais de uma dinâmica típica de desenvolvimento comunitário e que será necessário reformular alguns pontos da ação comunitária neste território. Ou, alternativamente, apostar num modelo de ação-participação bastante diferente do atual. Deixam-se por isso, várias pistas para um novo ciclo de ação.pt_PT
dc.identifier.tid201951061
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8402
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação de adultospt_PT
dc.subjectDesenvolvimento comunitáriopt_PT
dc.subjectAnimação comunitáriapt_PT
dc.subjectEnvelhecimentopt_PT
dc.titleAnimação comunitária em meio rural: o caso do centro de convívio de Parisespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicaçãopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Socialpt_PT

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