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Usos do manual escolar em ciências naturais e em história e geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Anica, Aurízia | |
dc.contributor.author | Nascimento, Andreia Filipa Quitério | |
dc.date.accessioned | 2017-09-20T08:12:55Z | |
dc.date.available | 2017-09-20T08:12:55Z | |
dc.date.issued | 2017-01-17 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017 | |
dc.description.abstract | O presente relatório pretende retratar o percurso desenvolvido na prática de ensino supervisionada, realizada no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, incidindo-se, por isso, numa atitude crítica e reflexiva sobre o pré- -percurso profissional e pessoal enquanto futura docente destes ciclos de ensino. Relata também uma problemática de investigação surgida neste percurso, fundamentada com abordagem teórica e recolha, análise e interpretação de dados, tendo como tema Usos do Manual Escolar em Ciências Naturais e em História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Atendendo à natureza do objeto em análise, esta investigação apresenta uma vertente essencialmente interpretativa, tomando por design de investigação o estudo de caso, uma vez que se debruçou sobre dois casos específicos centrados na utilização do manual escolar em sala de aula. A partir dos mesmos, foi possível dar resposta aos objetivos delineados inicialmente, que passavam por compreender como duas professoras em duas disciplinas diferentes utilizavam o manual escolar numa mesma turma. Os dados obtidos foram recolhidos através de observações diretas, entrevistas semiestruturadas e questionário elaborados a partir do instrumento de análise de crenças dos professores (Monteiro, 2006) e aplicados nas disciplinas de Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal numa turma de 6.º ano de Ensino Básico. Depois de analisados e interpretados os dados com recurso à utilização dos programas SPSS22 e NVivo11, estes mostram que o manual escolar é o recurso mais utilizado em sala de aula. Contudo, foram detetadas diferenças no modo de conceptualização e uso dos manuais, evidenciando-se na disciplina de História e Geografia de Portugal uma concepção do manual como recurso para a consolidação de conhecimentos e um maior equilíbrio na mobilização de recursos diversificados na prática letiva para além do manual. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201710153 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/9981 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ciências Naturais | pt_PT |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | História e Geografia de Portugal | pt_PT |
dc.subject | Manual escolar | pt_PT |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_PT |
dc.title | Usos do manual escolar em ciências naturais e em história e geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |