Publication
Fotografia em educação visual e tecnológica: estratégias de ensino aprendizagem
dc.contributor.advisor | Gil, Francisco | |
dc.contributor.author | Joaquim, Fátima Andreia Pereira | |
dc.date.accessioned | 2013-08-20T10:10:51Z | |
dc.date.available | 2013-08-20T10:10:51Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description | Dissertação de mest., Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012 | por |
dc.description.abstract | Este Relatório trata de uma reflexão crítica sobre o trabalho que desenvolvi no âmbito da unidade curricular, Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico. Com recurso à fotografia como conteúdo a ser desenvolvido, tinha como objetivo desenvolver e consolidar novas competências técnicas, aplicadas à fotografia analógica, fotogramas e à manipulação e criação de imagens fotográficas digitais, com recurso ao programa de edição e tratamento digital de imagem Adobe Photoshop, inserido na disciplina de Educação Visual e Tecnológica do 6º ano de escolaridade. Optei por apresentar um trabalho, onde os alunos teriam de utilizar a sua própria imagem, sendo uma maneira de os motivar, através das manipulações exercidas sobre o seu retrato. Comprovei que de facto, o uso do retrato de cada aluno no desenvolvimento do trabalho foi motivador para eles. Estabelecendo novas estratégias de ensino aprendizagem com recurso à fotografia. A fotografia, enquanto espaço que proporciona a experimentação do real, podendo adquirir um papel crítico e reflexivo sobre o mundo que nos rodeia, desta forma, pretendi usá-la como um recurso importante no ensino de Educação Visual e Tecnológica. Com base na revisão bibliográfica, partindo das ideias de alguns autores analisa-se o papel das artes/fotografia na educação, no impacto que provoca no desenvolvimento das competências dos alunos, promovendo a reflexão crítica no que se refere ao mundo das imagens. Gerando e conduzindo a formação dos alunos em indivíduos mais conscientes e independentes socialmente. | por |
dc.identifier.tid | 202486150 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/2834 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Educação visual e tecnológica | por |
dc.subject | Fotografia | por |
dc.subject | Arte | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.title | Fotografia em educação visual e tecnológica: estratégias de ensino aprendizagem | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico | por |