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O relacionamento médico-delegado de informação médica e as ações de marketing: sua influência no ato de prescrição de medicamentos não sujeitos a receita médica

dc.contributor.advisorMendes, Júlio
dc.contributor.advisorValle, Patrícia Oom do
dc.contributor.authorSantana, Regivaldo da Silva
dc.date.accessioned2014-02-28T12:01:41Z
dc.date.available2014-02-28T12:01:41Z
dc.date.issued2013
dc.descriptionDissertação de mest., Marketing, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2013por
dc.description.abstractUm dos objetivos principais da indústria farmacêutica é gerar prescrição médica e, atualmente, este facto é uma verdade quer se trate de medicamentos sujeitos a receita médica, quer se trate daqueles que não estão sujeitos a essa obrigatoriedade. O marketing farmacêutico procura materializar a efetivação daquela prescrição através da promoção dos produtos junto da classe médica. Sabe-se hoje que essa promoção deve ser acompanhada da criação de uma interação positiva entre a indústria farmacêutica (na figura do delegado de informação médica) e o médico. Desta forma, os laboratórios apostam cada vez mais no marketing de relacionamento. Assim, foi objetivo deste estudo não só a análise do impacto de diversas ações de marketing no relacionamento, como também a análise da imfluência dessas ações e do próprio relacionamento enquanto ação de marketing nas prescrições médicas de medicamentos não sujeitos a receita médica. Para levar a cabo esta investigação, aplicou-se um questionário a 63 médicos de Medicina Geral e Familiar a exercerem em Centros de Saúde da Região Algarve. Foi efetuada análise descritiva e realizadas sobre os dados recolhidos e apurou-se que a maioria dos médicos inquiridos considera que o desenvolvimento de relacionamento com os delegados de informação médica pode influenciar positivamente as suas prescrições. Como ações de marketing que mais poderão influenciar quer o relacionamento com delegados de informação médica, quer as prescrições, a maioria dos respondentes elegeu a promoção de sessões clínicas pelos laboratórios farmacêuticos e o patrocínio por parte destes laboratórios da participação dos médicos em congressos científicos. Foi ainda realizada análise de Clusters para se estabelecer uma tipologia de médicos que poderão constituir-se como aqueles para quem o marketing farmacêutico poderá direcionar os seus esforços. Trata-se de médicos do género masculino, com idade compreendida entre os 30 e os 39 anos de idade, com tempo de serviço de 11 a 20 anos, que atendem 10 a 20 pacientes por dia e prescrevem até 9 embalagens de medicamentos não sujeitos a receita médica por dia.por
dc.identifier.tid202209490
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/3540
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectMarketing
dc.subjectIndústria farmacêutica
dc.subjectPrescrição médica
dc.titleO relacionamento médico-delegado de informação médica e as ações de marketing: sua influência no ato de prescrição de medicamentos não sujeitos a receita médicapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Economiapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpor

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