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Authors
Abstract(s)
Este estudo realizou-se no ano letivo 2016/2017, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, e intitula-se Indagar da vontade espontânea das crianças para a realização de atividades no domínio das Ciências. A escolha do tema deveu-se a uma preferência pessoal pelas Ciências Físicas e Naturais e pela vontade de demostrar/comprovar que é possível realizar atividades no domínio das Ciências no Jardim de Infância, tendo como ponto de partida os interesses das crianças. A investigação decorreu numa Instituição Particular de Solidariedade Social, com um grupo heterogéneo de 25 crianças, em contexto Pré-Escolar.
O estudo partiu das questões problema: “Qual a predisposição natural das crianças para a realização de atividades no domínio das Ciências Físicas e Naturais?”, “Em que áreas do conhecimento em Ciências recaem as preferências das crianças para a realização de atividades?” e “A realização de atividades em Ciências altera a predisposição/interesse das crianças por estas áreas de conhecimento?”. Consideraram-se como objetivos gerais fomentar o gosto pelas Ciências, desenvolver a curiosidade científica e contribuir para a valorização das Ciências. Utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa, com procedimentos caraterísticas do método de investigação-ação.
O processo investigativo compreendeu três etapas. Na primeira, a estratégia adotada foi realizar um jogo, com recurso a cartões com imagens de atividades representativas das áreas de conhecimento previstas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. A segunda etapa, a realização de uma atividade em Ciências e, na terceira etapa, averiguou-se o impacto desta atividade na apetência das crianças, aplicando-se novamente o jogo dos cartões.
Os dados obtidos, inicialmente, revelaram uma preferência das crianças por atividades de Educação Artística e Educação Física. Contudo, após a realização da atividade na área da Zoologia, houve uma alteração, evidenciada pela massiva seleção de cartões na Área de Conhecimento do Mundo, na segunda aplicação do jogo. Estes resultados demostram que a atividade desenvolvida foi significativa para as crianças, teve em conta os seus interesses e permitiu, através de uma situação problema, dar oportunidade para se expressarem e comunicarem, proporem explicações, formularem conjeturas e teorias sobre a realidade.
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Keywords
Educação Pré-Escolar Educação em ciências Atividades em ciências físicas e naturais Interesse das crianças pelas áreas de ciências