Publication
Influência das competências sociais e dos acontecimentos de vida negativos no sucesso e adaptação escolar de adolescentes integrados no programa PIEF
dc.contributor.advisor | Nunes, Cristina | |
dc.contributor.author | Dutra, Ana Isabel Borges Bessa e | |
dc.date.accessioned | 2014-11-13T16:01:53Z | |
dc.date.available | 2015-11-13T01:30:13Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.description.abstract | O trabalho de investigação aqui apresentado teve como objetivo analisar a influência das competências sociais e dos acontecimentos de vida negativos no desempenho escolar de jovens integrados em turmas de Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF). Foram inquiridos 90 adolescentes (47 rapazes e 43 raparigas), com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, frequentando 63 o ensino regular e 27 o ensino PIEF. Foram utilizados os seguintes instrumentos: o questionário de dados sociodemográficos de adolescentes (DASA) (Nunes, Lemos, & Guimarães, 2011), a Escala de Avaliação de Competências Sociais, versão portuguesa do SSRS (Gresham & Elliott, 1990) que avalia as Competências Sociais dos adolescentes. O inventário de Acontecimentos de Vida Negativos (Oliva, Jiménez, Parra e Sanchez-Queija, 2008) e ainda a subescala - Ambiente Escolar e Aprendizagem do questionário Kidscreen-52 (Gaspar & Matos, 2008). Neste estudo, foram identificados como fatores de risco familiar relevantes: o desemprego, a baixa condição socioeconómica, a coabitação em família numerosa e progenitores com baixo nível educacional. Os resultados permitem concluir que tais fatores, quando conjugados, condicionam o rendimento escolar e contribuem para o absentismo escolar, confirmando assim a necessidade de identificação dos fatores de risco a que os nossos estudantes estão sujeitos, por forma a atuar atempadamente nos mecanismos que operam sobre esses fatores, prevenindo o insucesso e o abandono escolar. Em sintonia com outros investigadores, foi ainda possível confirmar a importância do ensino das competências sociais para o bom funcionamento social e académico de todos os estudantes, enquanto medida preventiva de comportamentos negativos. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/5626 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Relação educativa | por |
dc.subject | Observação | por |
dc.subject | Análise | por |
dc.subject | Abandono escolar | por |
dc.subject | Acontecimentos de vida negativos | por |
dc.subject | Desempenho | por |
dc.title | Influência das competências sociais e dos acontecimentos de vida negativos no sucesso e adaptação escolar de adolescentes integrados no programa PIEF | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ciências da Educação e da Formação (Observação e Análise da Relação Educativa) | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | pt_PT |
thesis.degree.level | Mestrado | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação e da Formação (Observação e Análise da Relação Educativa) | por |
Files
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.46 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: