Repository logo
 
Publication

Influência das competências sociais e dos acontecimentos de vida negativos no sucesso e adaptação escolar de adolescentes integrados no programa PIEF

dc.contributor.advisorNunes, Cristina
dc.contributor.authorDutra, Ana Isabel Borges Bessa e
dc.date.accessioned2014-11-13T16:01:53Z
dc.date.available2015-11-13T01:30:13Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractO trabalho de investigação aqui apresentado teve como objetivo analisar a influência das competências sociais e dos acontecimentos de vida negativos no desempenho escolar de jovens integrados em turmas de Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF). Foram inquiridos 90 adolescentes (47 rapazes e 43 raparigas), com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, frequentando 63 o ensino regular e 27 o ensino PIEF. Foram utilizados os seguintes instrumentos: o questionário de dados sociodemográficos de adolescentes (DASA) (Nunes, Lemos, & Guimarães, 2011), a Escala de Avaliação de Competências Sociais, versão portuguesa do SSRS (Gresham & Elliott, 1990) que avalia as Competências Sociais dos adolescentes. O inventário de Acontecimentos de Vida Negativos (Oliva, Jiménez, Parra e Sanchez-Queija, 2008) e ainda a subescala - Ambiente Escolar e Aprendizagem do questionário Kidscreen-52 (Gaspar & Matos, 2008). Neste estudo, foram identificados como fatores de risco familiar relevantes: o desemprego, a baixa condição socioeconómica, a coabitação em família numerosa e progenitores com baixo nível educacional. Os resultados permitem concluir que tais fatores, quando conjugados, condicionam o rendimento escolar e contribuem para o absentismo escolar, confirmando assim a necessidade de identificação dos fatores de risco a que os nossos estudantes estão sujeitos, por forma a atuar atempadamente nos mecanismos que operam sobre esses fatores, prevenindo o insucesso e o abandono escolar. Em sintonia com outros investigadores, foi ainda possível confirmar a importância do ensino das competências sociais para o bom funcionamento social e académico de todos os estudantes, enquanto medida preventiva de comportamentos negativos.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/5626
dc.language.isoporpor
dc.subjectRelação educativapor
dc.subjectObservaçãopor
dc.subjectAnálisepor
dc.subjectAbandono escolarpor
dc.subjectAcontecimentos de vida negativospor
dc.subjectDesempenhopor
dc.titleInfluência das competências sociais e dos acontecimentos de vida negativos no sucesso e adaptação escolar de adolescentes integrados no programa PIEFpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineCiências da Educação e da Formação (Observação e Análise da Relação Educativa)por
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispt_PT
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação e da Formação (Observação e Análise da Relação Educativa)por

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
INFLUÊNCIA DAS COMPETÊNCIAS SOCIAIS....pdf
Size:
1.58 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Anexos.pdf
Size:
819.5 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: