Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A importância dos valores pessoais no funcionamento motivacional e no bem-estar dos professores

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação Carla Cordeiro Cores.pdf1 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Neste estudo foi analisada a relação entre os valores pessoais e o comportamento motivacional dos professores no desempenho de tarefas específicas da atividade docente, e os efeitos destas variáveis nos níveis de bem-estar, à luz da Teoria da Autodeterminação (SDT) e da Teoria dos Valores Humanos de Schwartz. Participaram 345 professores do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário em Portugal. Os resultados obtidos parecem estar de acordo com os pressupostos da SDT de que os valores intrínsecos facilitam o funcionamento motivacional mais autodeterminado e os valores extrínsecos promovem os tipos menos autorregulados de motivação. Também se verificam as relações de oposição e concordância entre as dimensões de valores do modelo circular de Schwartz. Os resultados sugerem ainda que os valores pessoais e o funcionamento motivacional produzem efeitos independentes no bem-estar individual.

Description

Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2016

Keywords

Valores pessoais Funcionamento motivacional Bem-estar Professores

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License