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Abstract(s)
Neste estudo foi analisada a relação entre os valores pessoais e o comportamento motivacional dos professores no desempenho de tarefas específicas da atividade docente, e os efeitos destas variáveis nos níveis de bem-estar, à luz da Teoria da Autodeterminação (SDT) e da Teoria dos Valores Humanos de Schwartz. Participaram 345 professores do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário em Portugal.
Os resultados obtidos parecem estar de acordo com os pressupostos da SDT de que os valores intrínsecos facilitam o funcionamento motivacional mais autodeterminado e os valores extrínsecos promovem os tipos menos autorregulados de motivação. Também se verificam as relações de oposição e concordância entre as dimensões de valores do modelo circular de Schwartz. Os resultados sugerem ainda que os valores pessoais e o funcionamento motivacional produzem efeitos independentes no bem-estar individual.
Description
Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2016
Keywords
Valores pessoais Funcionamento motivacional Bem-estar Professores