Publication
A importância dos valores pessoais no funcionamento motivacional e no bem-estar dos professores
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gamboa, Vítor Manuel Pacheco | |
dc.contributor.author | Cordeiro, Carla Patrícia Pereira Lousada dos Reis | |
dc.date.accessioned | 2016-06-13T14:08:01Z | |
dc.date.available | 2016-06-13T14:08:01Z | |
dc.date.issued | 2016-03-01 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2016 | pt_PT |
dc.description.abstract | Neste estudo foi analisada a relação entre os valores pessoais e o comportamento motivacional dos professores no desempenho de tarefas específicas da atividade docente, e os efeitos destas variáveis nos níveis de bem-estar, à luz da Teoria da Autodeterminação (SDT) e da Teoria dos Valores Humanos de Schwartz. Participaram 345 professores do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário em Portugal. Os resultados obtidos parecem estar de acordo com os pressupostos da SDT de que os valores intrínsecos facilitam o funcionamento motivacional mais autodeterminado e os valores extrínsecos promovem os tipos menos autorregulados de motivação. Também se verificam as relações de oposição e concordância entre as dimensões de valores do modelo circular de Schwartz. Os resultados sugerem ainda que os valores pessoais e o funcionamento motivacional produzem efeitos independentes no bem-estar individual. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201948770 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/8398 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Valores pessoais | pt_PT |
dc.subject | Funcionamento motivacional | pt_PT |
dc.subject | Bem-estar | pt_PT |
dc.subject | Professores | pt_PT |
dc.title | A importância dos valores pessoais no funcionamento motivacional e no bem-estar dos professores | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | pt_PT |
thesis.degree.level | Mestre | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação | pt_PT |