Atitudes associadas à consciência da importância de praticar uma alimentação equilibrada - estudo realizado com alunos do 1º CEB

Dissertação.pdf2.5 MBAdobe PDF Download

O presente relatório de cariz investigativo, integrado na Prática de Ensino Supervisionada de uma turma do 1.º ciclo do EB, aborda os conceitos de alimentação saudável definidos pela Direção Geral de Saúde em sintonia com a prática de exercício físico. O estudo teve como objetivos conhecer os perfis de alimentação e de prática de atividade física dos alunos de uma turma do 2º ano, bem como saber quais os pensamentos da professora titular acerca destes assuntos. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa com recurso a pesquisa documental, realização de uma entrevista à professora titular e aplicação de questionários aos alunos da turma. Os perfis de alimentação dos alunos desta turma são bastante diversificados, pois existem alunos que têm um perfil de alimentação que se enquadra nas recomendações da direção geral de saúde ao passo que outras crianças se afastam deste referencial. Destacam-se determinados alimentos que predominam ao pequeno-almoço como o leite e cereais e que se repetem nos 5 dias da semana. Realça-se a tentativa dos encarregados de educação para encontrarem alternativas ao leite nas refeições do lanche da manhã ou lanche da tarde, substituindo por iogurte. Também se destaca a presença de doces, principalmente ao lanche. Relativamente ao almoço e ao jantar foi evidente que as crianças comem de forma mais equilibrada na escola e que este facto é um alerta para a importância que a escola tem na nutrição e na saúde dos alunos. Quanto à prática de exercício físico, resume-se a 30 minutos por semana na escola, considerando a professora titular que se deveria aumentar a frequência. As crianças mostram predisposição para fazer mais atividade física, mas nem todos praticam desportos fora da escola. Da entrevista realizada, realça-se que a professora titular está atenta à importância da dinamização de uma alimentação saudável, tendo demonstrado flexibilidade quanto aos hábitos alimentares desde que os nutrientes ingeridos sejam considerados suficientes e adequados para uma vida com saúde. As práticas de uma alimentação saudável acompanhada da prática de exercício físico são muito importantes na vida de um ser humano e é necessário incentivar as crianças a terem uma vida ativa, para se acautelarem problemas de saúde mental e física durante o seu desenvolvimento.
The present report of an investigative nature, integrated in the Supervised Teaching Practice of a class of the 1st cycle of the basic education, addresses the concepts of food report adjusted by the General Directorate of Health in line with the practice of physical exercise. The study aimed to know the profiles of nutrition and physical activity practice of students in a 2nd year class, as well as to know what the head teacher's thoughts on these subjects are. This was a qualitative study using documentary research, conducting an interview with the head teacher, and applying questionnaires to the students in the class. The feeding profiles of the students in this class are quite diversified, as there are students who have a feeding profile that fits the recommendations of the general health department, while other children deviate from this reference. There are certain foods that predominate at breakfast, such as milk and cereals, which are repeated 5 days a week. An attempt by guardians to find alternatives to milk in the morning snack meals or afternoon snack, substituting yogurt for milk is highlighted. Also noteworthy is the presence of sweets, especially at snack time. Regarding lunch and dinner, it was evident that children eat more balanced at school and that this fact is an alert to the importance that school has in the nutrition and health of students. As for the practice of physical exercise, take up to 30 minutes a week at school, considering the head teacher that frequency should be increased. Children have a predisposition to do more physical activity, but not all practice sports outside of school. From the interview carried out, it is highlighted that a full professor is aware of the importance of promoting healthy eating, having flexibility in terms of eating habits since the nutrients ingested are considered sufficient and adequate for a healthy life. The practices of healthy eating accompanied by the practice of physical exercise are very important in the life of a human being and it is necessary to encourage children to have an active life, to be aware of mental and physical health problems during their development.

Educação 1.º ciclo Alimentação Atividade física Escolhas alimentares