Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-10"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- A resolução de problemas associada ao uso de cinco sentidosPublication . Guerreiro, Joana Jesus; Coelho, Ana CristinaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de jardim de infância, numa Instituição Particular de solidariedade Social (I. P.S. S.), em Montenegro, Faro. O estudo teve como principal objetivo trabalhar a utilização dos cinco sentidos integrada numa abordagem de resolução de problemas. Participaram no estudo 16 crianças de 3 e 4 anos que realizaram cinco atividades de forma individual. A estratégia investigativa e de intervenção didática desenvolveu-se em 5 etapas que incluíram a fase de sensibilização para o tema através da leitura mediada da história Quando eu nasci, a fase de conceção de cinco atividades enigma, cuja resolução requeria o uso de um dos 5 sentidos (paladar, audição, tato, olfato, visão), a fase de testagem da eficácia e adequabilidade das atividades, a fase de realização das atividades por cada uma das crianças e a fase de realização das atividades em grande grupo. Os resultados revelaram que a prestação das crianças na resolução da atividade enigma, cuja resolução requeria o uso da visão, foi a mais elevada, tendo 15 participantes resolvido o enigma. Observou-se que das 16 crianças que participaram nas atividades, apenas 3 crianças com 3 anos conseguiram resolver todos os enigmas no tempo previsto. Constatou-se também que a capacidade de resolução dos enigmas melhorou com a prática das atividades, não se tendo observado, contudo, uma evolução linear. Neste estudo, a prática de resolução de enigmas com recurso ao uso dos 5 sentidos alterou a predisposição das crianças para resolverem os problemas ao longo do tempo, desenvolvendo capacidades de raciocínio, de tomada de decisão e de observação para recolha de informação multissensorial.
- Estratégias de desenvolvimento local para criar dinâmicas e oportunidades em territórios de baixa densidade no AlgarvePublication . Gomes, Filipe Miguel de Almeida; Antunes, Carla Rolo; Freitas, Maria de BelémOs territórios rurais de baixa densidade estão sujeitos a processos de despovoamento e desertificação. A aldeia de Querença (Loulé) perdeu entre 2001 e 2011 3,7% da população residente (INE, 2011) e no concelho de Alcoutim observa-se uma diminuição da população de 17% (2010-2019) e um índice de envelhecimento de 651 idosos por 100 jovens (Pordata, 2021). O objetivo deste estudo foi analisar os resultados de duas iniciativas de promoção e desenvolvimento rural implementadas em territórios de baixa densidade: a aldeia de Querença através do Projeto Querença; e o concelho de Alcoutim pela edição do Mestrado em Gestão Sustentável dos Espaços Rurais da Universidade do Algarve nos anos letivos 2016/18. O Projeto Querença consistiu numa iniciativa de resgate territorial que integrava ações de cariz social, interações simbólicas e empreendedorismo (Martins & Covas, 2013). Envolveu várias entidades, públicas e privadas, com grande impacto mediático. O Mestrado em Gestão Sustentável dos Espaços Rurais, lecionado em b-learning pela Universidade do Algarve, teve como território anfitrião, em 2016/18, o concelho de Alcoutim. A parceria com o Município teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento, através de várias atividades no território e das dissertações de mestrado realizadas pelos estudantes. No estudo foi utilizada a triangulação para obtenção de dados, através de pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. Sobre o PQ ficou evidente a importância que teve a conjugação de diferentes entidades públicas e privadas, o apoio financeiro e material por parte de patrocinadores e a mediatização propiciada pela comunicação social. Observou-se o surgimento de novas empresas, uma cooperativa de desenvolvimento local e de um produto inovador (Barra Energética de Querença), assim como a organização de um mercado mensal e a replicação da metodologia do PQ noutras áreas rurais de baixa densidade. O MGSER facilitou o acesso a formação num concelho rural e isolado e criou um conjunto de soluções inovadoras, baseadas no estudo e na investigação académica, para a exploração das mais-valias do território através do desenvolvimento de quatro dissertações sobre o concelho.
- Dupla tributação internacional: rendimentos de profissões independentesPublication . Afonso, Joana Filipa Coelho; Salsa, Maria LeonorO fenómeno da dupla tributação internacional traduz-se não só num obstáculo à competitividade empresarial e à livre circulação de pessoas, bens e capitais, como também às relações económicas à escala mundial. Perante situações de conflito tributário entre distintos sistemas fiscais despoletadas por este fenómeno adverso, foram tomadas medidas que visam a eliminação ou prevenção da dupla tributação internacional. Atualmente a evolução tecnológica e o crescimento dos mercados a nível global possibilitaram os profissionais independentes a expandir as suas relações económicas a nível internacional, todavia, as suas características únicas que os permitem exercer as suas profissões com uma maior liberdade em qualquer parte do mundo, vieram levantar questões do foro jurídico-tributário. Portanto, a eliminação ou prevenção da dupla tributação internacional, tal como o planeamento fiscal, são considerados fundamentais para profissionais que exerçam a sua atividade num âmbito internacional. Esta dissertação incide essencialmente na prevenção e eliminação da dupla tributação internacional jurídica de rendimentos de profissões independentes auferidos por profissionais residentes, residentes não habituais e não residentes no território português. Através do estudo de casos práticos, considera-se que as Convenções para eliminar ou prevenir a dupla tributação têm um papel fundamental da prevenção da dupla tributação internacional de rendimentos de profissões independentes, e, perante a inexistência da celebração de uma Convenção, Portugal dispõe de medidas unilaterais que efetivamente eliminam a dupla tributação.
- A canga vareira no Concelho da Murtosa (Aveiro)Publication . Cunha, Ana Catarina Carvalhal da; Costa, Miguel ReimãoO desaparecimento quase total da manufatura das cangas e jugos em Portugal é evidente. No Município da Murtosa apenas resta um jugueiro com conhecimento sobre os processos de produção destas alfaias. A presente dissertação de mestrado tem como objetivo o estudo da canga vareira, considerando a sua transformação em época contemporânea, as diferentes tipologias e processos de execução e o caso específico do concelho da Murtosa. Para tal registou-se o seu processo da execução junto do artesão Joaquim Tavares dos Santos residente naquele concelho, considerando a sua especificidade a nível da sua manufatura, motivos ornamentais e da designação dos diferentes elementos e apetrechos utilizados. Em termos metodológicos, esta investigação parte de uma revisão bibliográfica sobre o seu objeto de estudo (canga, jugos, canga vareira, enquadrados na descrição das atividades do setor primário mais relevantes para o tema), conferindo especial importância à realização de entrevistas a diferentes interlocutores e à elaboração de um inventário das cangas existentes no concelho da Murtosa. Pretende-se que, para além da vertente de levantamento e de caracterização de um património material e imaterial em desaparecimento, que este projeto funcione também como uma iniciativa de sensibilização da comunidade e de incentivo para que as entidades responsáveis possam equacionar, a conservação da tradição de jugueiros no concelho da Murtosa.
- Fibromialgia: abordagem terapêutica integradaPublication . Pires, Mariana Rodrigues; Condinho, Mónica Sofia LealA fibromialgia é caraterizada como uma síndrome de dor musculoesquelética generalizada, crónica e difusa, sem alterações biológicas que o justifiquem. Esta condição apresenta uma prevalência mundial de 2,7%, e em Portugal estima-se que 1,7% da população tenha diagnóstico de fibromialgia. Os mecanismos fisiopatológicos exatos subjacentes à fibromialgia ainda são desconhecidos, assim como a sua causa é idiopática. Pelo que não há um tratamento standard e que cure; apenas se procura atenuar a sintomatologia que se evidencia em cada doente. Importa assim, abordar as classes terapêuticas que podem ser consideradas num doente, após diagnóstico de fibromialgia, e quais os graus de recomendação que as guidelines terapêuticas lhes associam. O farmacêutico, enquanto especialista do medicamento, e frequentemente enquanto profissional de saúde que mais contacta com os doentes, pode ter um papel relevante perante doentes com fibromialgia. Nomeadamente, na promoção da adesão à terapêutica, monitorização da mesma e desmistificação de crenças. Deste modo, o principal objetivo desta dissertação consistiu em fazer uma atualização terapêutica na fibromialgia, com recurso a uma pesquisa bibliográfica, e por outro lado, um estudo de caso visando complementar e/ou fornecer outra perspetiva ao tema. O estudo de caso traduziu-se, essencialmente, na descrição de três casos clínicos recolhidos em farmácia comunitária, e sua respetiva interpretação assente na bibliografia consultada na componente teórica desta dissertação. Concluiu-se que ao nível da literatura, e com base nas principais guidelines terapêuticas abordadas, a maioria dos fármacos não tem níveis de evidência elevados e graus de recomendação fortes, sobretudo na Europa, em que não existem fármacos aprovados com indicação terapêutica na fibromialgia. Com o estudo de caso, foi também possível concluir que na prática, a terapêutica é muito empírica e por vezes, com fraca adesão por parte dos doentes.
- Resiliência em indivíduos vítimas de violência doméstica e em agentes sociaisPublication . José, Mário Alexandre Brito; Martins, Maria Helena; Jesus, SaulEste trabalho tem como principal objetivo compreender, através da revisão bibliográfica e do estudo da realidade vivida em Portugal, o significado da resiliência em vítimas de violência doméstica (VD), relativamente aos fatores de risco e de proteção, pretendendo analisar o impacto da violência doméstica nos indivíduos ao longo do ciclo de vida, de forma a melhorá-la e mostrar que pode funcionar como condicionante de futuros padrões comportamentais. Analisamos ainda a resiliência dos agentes sociais que acompanham estas vítimas de VD. Assim, após a introdução, esta investigação está organizada da seguinte forma: - Enquadramento teórico: revisão bibliográfica do estado da arte, nomeadamente dos principais constructos a analisar: violência doméstica, vulnerabilidade no desenvolvimento do indivíduo, resiliência e enfrentamento das adversidades, importância da família e acolhimento institucional e suas potencialidades na interrupção do ciclo da violência. - Estudo 1: estudo do tipo revisão da literatura, que tem como principal objetivo, efetuar uma revisão bibliográfica sobre o tema da violência doméstica, das relações afetivas, do ciclo da violência doméstica e sua transgeracionalidade e dos fatores de risco e de proteção/resiliência na violência doméstica. - Estudo 2: pretende analisar, com base nas características sociodemográficas dos sujeitos da amostra (N = 284), as eventuais relações entre as várias vivências dos indivíduos vítimas de violência doméstica, tendo como referência quer os estilos de vida no momento presente, quer os de fases anteriores das suas vidas, procurando identificar padrões de transmissão geracional de estilos de vida. Os resultados obtidos permitem corroborar os dados de estudos epidemiológicos e sociodemográficos internacionais, ou seja, existência de uma maior proporção de indivíduos de sexo feminino vítimas de VD, existência de antecedentes familiares de maus-tratos em fase anteriores da vida e a identificação de sujeitos do sexo masculino como perpetradores de atos de violência doméstica. - Estudo 3: visa proceder à caracterização sociodemográfica dos agentes sociais (N = 137), que exercem funções em instituições vocacionadas para a violência doméstica e analisar os índices de resiliência de acordo com o tempo de trabalho nas respetivas instituições, através de um inventário de avaliação da resiliência: Measuring State Resilience (adaptado à população portuguesa por Martins, 2000). Foi possível constatar neste estudo que o aumento do tempo de serviço é inversamente proporcional aos níveis de resiliência. - Estudo 4: pretende analisar a relação entre acontecimentos de vida negativos, memórias de infância, vinculação e resiliência numa amostra de indivíduos vítimas de VD (N = 283), recolhida no território continental e na Região Autónoma dos Açores, com recurso aos seguintes instrumentos: Inventário de Acontecimentos de Vida Negativos (adaptado à população portuguesa por Brás & Cruz, 2008), Memórias de Infância (adaptado à população portuguesa por Canavarro, 1996), Escala de Vinculação do Adulto (adaptado à população portuguesa por Canavarro, 1995), Measuring State Resilience e Measuring Child Resilience (adaptados à população portuguesa por Martins, 2000). Deste estudo, conclui-se que os indivíduos, que referem ter sofrido violência por parte dos pais, manifestam valores significativamente mais elevados em todas as dimensões dos acontecimentos de vida negativos, e índices mais baixos nas escalas que aferem a resiliência. - Conclusões e implicações: apresenta as principais conclusões, bem como algumas limitações/alguns obstáculos encontrados ao longo desta investigação, e ainda sugestões e linhas de investigações propostas para eventuais estudos que possam dar continuidade e complementar este trabalho. Sucintamente, os resultados obtidos permitem concluir a existência de correlações positivas relativamente às variáveis em estudo, tanto na amostra de indivíduos vítimas de violência doméstica, como na amostra dos agentes sociais. Face ao exposto, consideramos lícito relembrar a importância, cada vez maior, de analisar e compreender a causalidade e as consequências do tema violência doméstica, por forma a atuarmos, sempre que possível, no âmbito da prevenção e intervenção, o mais precoce possível, minimizando, deste modo, as repercussões que acarretam ao nível individual (físico e psíquico), social e institucional.
- Experimental and theoretical studies of the gas-phase reactions of O(1D) with H2O and D2O at low temperaturePublication . Hickson, Kevin; Bhowmick, Somnath; Suleimanov, Yury; Brandão, João; Coelho, DanielaHere we report the results of an experimental and theoretical study of the gas-phase reactions between O($^1$D) and H$_2$O and O($^1$D) and D$_2$O at room temperature and below. On the experimental side, the kinetics of these reactions have been investigated over the 50-127 K range using a continuous flow Laval nozzle apparatus, coupled with pulsed laser photolysis and pulsed laser induced fluorescence for the production and detection of O($^1$D) atoms respectively. Experiments were also performed at 296 K in the absence of a Laval nozzle. On the theoretical side, the existing full-dimensional ground X$^1$A potential energy surface for the H$_2$O$_2$ system involved in this process has been reinvestigated and enhanced to provide a better description of the barrierless H-atom abstraction pathway. Based on this enhanced potential energy surface, quasiclassical trajectory calculations and ring polymer molecular dynamics simulations have been performed to obtain low temperature rate constants. The measured and calculated rate constants display similar behaviour above 100 K, showing little or no variation as a function of temperature. Below 100 K, the experimental rate constants increase dramatically, in contrast to the essentially temperature independent theoretical values. The possible origins of the divergence between experiment and theory at low temperatures are discussed.
- O papel do controlo interno Empresa António Raiado, LdaPublication . Rodrigues, Cristiana Filipa Pedro; Marques, Fernando; Nunes, CarlosO presente relatório é a etapa final do 2º Ciclo do Mestrado em Fiscalidade pela Es cola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, da Universidade do Algarve, tendo como tí tulo “O papel do controlo interno – Empresa António Raiado, Lda. “. Este relatório procura mostrar o que foi explorado durante o estágio curricular. Atualmente a consciencialização das organizações sobre um adequado sistema de controlo interno, através do apoio da auditoria, faz cumprir todas as obrigações legais e as normas internas para que as informações financeiras sejam apresentadas de forma correta, apropriada e fiável. A oportunidade de realizar o estágio na António Raiado, Lda. desempenhando di versas tarefas e com o apoio incondicional de todos os elementos das várias áreas nomea damente dos seus Recursos Humanos, Tesouraria e Armazém. Ao conhecer o dia-a-dia em presarial da entidade António Raiado, Lda. e permitiu facultar breves questionários padro nizados sobre os procedimentos contabilísticos e medidas de controlo interno implemen tados e que constroem os diversos sistemas de controlo interno nos meios financeiros lí quidos, compras de bens e serviços, dívidas a pagar e a receber, ativos fixos tangíveis e intangíveis, gestão de pessoal, inventários e custo das mercadorias vendidas e das matérias consumidas, vendas e prestações de serviços. Para além das áreas anteriores, o relatório também contempla uma breve aborda gem sobre as áreas de capital próprio, investimentos financeiros, acréscimos e diferimen tos e provisões, permitindo assim identificar os pontos fortes e fracos e consequente mente sugerir pequenas alterações para que o sistema de controlo interno seja mais ade quado. É expetável que este relatório de estágio constitua o ponto de partida para melho rias futuras ou alterações no sistema controlo interno nas diversas áreas da organização acolhedora do estágio.
- A influência das técnicas de mindfulness no desenvolvimento pessoal e social dos/as estudantes do 2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Nascimento, Joana Isabel Dias; Luísa, Cláudia Cristina Guerreiro; Sequeira, Teresa Cosmo Domingos MalóO século XXI tem vindo a ser marcado por muitas adversidades. Um dos desafios mais recentes diz respeito à atual situação excecional de emergência de saúde pública – a pandemia global causada pela COVID-19. Com o surgimento de problemas como este, torna-se essencial ajudar as crianças e os/as jovens a conviver com a mudança constante, enfrentar e aceitar os medos e as situações que possam vir a surgir e saber gerir os seus sentimentos e as suas emoções. Com este estudo, pretendeu-se verificar em que medida a prática de mindfulness contribui para o desenvolvimento dos processos cognitivos, em concreto da atenção e concentração dos/as alunos/as do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), bem como analisar em que medida a prática ajuda os/as jovens a consciencializar-se das suas emoções e das dos/as outros/as. Para responder a estas questões de investigação, utilizou-se uma metodologia mista e recorreu-se ao método de estudo de caso tendo-se aplicado várias técnicas e instrumentos de recolha de dados, sendo eles a observação participante, as notas de campo, os registos audiovisuais, os inquéritos por questionário e, por fim, o inquérito por entrevista. A presente investigação contou com a participação de vinte jovens e da docente cooperante do 6.º ano do 2.º CEB. Os resultados evidenciaram que, no início do estudo, os/as alunos/as não conseguiam estar concentrados/as e atentos/as ao longo das atividades; revelavam dificuldades em exprimir o que sentiam, o que tinham aprendido e como se manifestavam no jogo de mindfulness concretizado. Com o desenvolvimento da intervenção pedagógica contextualizada, observou- -se evolução nos comportamentos, nas atitudes e na postura dos/as discentes e, ainda, a aquisição de conhecimentos sobre a temática por parte dos/as discentes e da docente cooperante.
- Atitudes associadas à consciência da importância de praticar uma alimentação equilibrada - estudo realizado com alunos do 1º CEBPublication . Gouveia, Irina de Sousa; Coelho, Ana CristinaO presente relatório de cariz investigativo, integrado na Prática de Ensino Supervisionada de uma turma do 1.º ciclo do EB, aborda os conceitos de alimentação saudável definidos pela Direção Geral de Saúde em sintonia com a prática de exercício físico. O estudo teve como objetivos conhecer os perfis de alimentação e de prática de atividade física dos alunos de uma turma do 2º ano, bem como saber quais os pensamentos da professora titular acerca destes assuntos. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa com recurso a pesquisa documental, realização de uma entrevista à professora titular e aplicação de questionários aos alunos da turma. Os perfis de alimentação dos alunos desta turma são bastante diversificados, pois existem alunos que têm um perfil de alimentação que se enquadra nas recomendações da direção geral de saúde ao passo que outras crianças se afastam deste referencial. Destacam-se determinados alimentos que predominam ao pequeno-almoço como o leite e cereais e que se repetem nos 5 dias da semana. Realça-se a tentativa dos encarregados de educação para encontrarem alternativas ao leite nas refeições do lanche da manhã ou lanche da tarde, substituindo por iogurte. Também se destaca a presença de doces, principalmente ao lanche. Relativamente ao almoço e ao jantar foi evidente que as crianças comem de forma mais equilibrada na escola e que este facto é um alerta para a importância que a escola tem na nutrição e na saúde dos alunos. Quanto à prática de exercício físico, resume-se a 30 minutos por semana na escola, considerando a professora titular que se deveria aumentar a frequência. As crianças mostram predisposição para fazer mais atividade física, mas nem todos praticam desportos fora da escola. Da entrevista realizada, realça-se que a professora titular está atenta à importância da dinamização de uma alimentação saudável, tendo demonstrado flexibilidade quanto aos hábitos alimentares desde que os nutrientes ingeridos sejam considerados suficientes e adequados para uma vida com saúde. As práticas de uma alimentação saudável acompanhada da prática de exercício físico são muito importantes na vida de um ser humano e é necessário incentivar as crianças a terem uma vida ativa, para se acautelarem problemas de saúde mental e física durante o seu desenvolvimento.