Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Velocidade de leitura em criança com diagnóstico de dislexia: João - um estudo de caso

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação Helena Bailote.pdf1.57 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Muito embora os estudos sobre a aquisição da aprendizagem da linguagem, fala e escrita, tenham vindo a ganhar terreno nos últimos anos, são ainda muito poucos os estudos em Portugal, acerca das dificuldades de aprendizagem que podem surgir e interferir no desempenho escolar de muitas crianças. Foi a intenção de contribuir para um melhor conhecimento da temática da dislexia, e de como intervir para que crianças com esta dificuldade de aprendizagem possam superá-la e melhorar os seus desempenhos académicos, que originou a presente investigação. O objetivo principal é o de analisar as alterações de velocidade de leitura decorrentes da intervenção psicológica numa criança previamente diagnosticada com dislexia, bem como se a velocidade leitura obtida no final, é adequada ao ano de escolaridade em que a criança se encontra a frequentar. O presente estudo é quantitativo e qualitativo, do tipo estudo de caso, para tal, foram utilizados dados provenientes de uma avaliação primária efetuada pela Clínica Dra. Paula Teles (Lisboa) em dois momentos (ano de 2009 e ano de 2012), e posteriormente, os testes de avaliação da linguagem oral da Inês Sim-Sim, o teste de Idade de Leitura (TIL) e o teste Decifrar (Prova de capacidade de Leitura), estes no ano de 2010 e 2013. Para finalizar procedeu-se à respectiva comparação e verificação de evolução decorrentes da aplicação do Método Fonomímico-Distema da Dra.Paula Teles. Esta investigação faz uso de dados recolhidos ao longo de três anos sobre uma criança de 11 anos, diagnosticada com dislexia e a frequentar atualmente o 5ºano de escolaridade numa escola pública em Quarteira. Da análise dos dados recolhidos antes, durante e após a intervenção com o Método Fonomímico-Distema da Dra. Paula Teles, confirmou-se que o mesmo tinha ocasionado melhoras na velocidade de leitura da criança em estudo.

Description

Keywords

Psicologia da educação Dislexia Leitura Velocidade Avaliação

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License