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Abstract(s)
A presente dissertação objetiva, essencialmente, estudar quais as tendências de
gestão nos campos de golfe do barlavento algarvio.
Sendo as perspetivas de gestão tão variadas, mesmo quando são introduzidas e
aplicadas by the book, ainda mais desconcertante, e interessante, quando a gestão é
efetuada segundo valores, convicções e diferentes personalidades.
Esta pesquisa assume maior oportunismo porque é efetuada em período de crise.
Segundo alguns autores “ (…) a mais grave intempérie económica desde os anos 1930
(…)”, em que as receitas baixaram (F&B, green fees, pro-shop, etc.) e as despesas
tenderam a aumentar (água, energia, IVA, etc.).
Para encontrarmos respostas às nossas questões estudámos de forma exploratória e
qualitativa alguns procedimentos e opções que sustentam, ou que sustentavam, um
negócio de sucesso… e para o qual não havia formação específica (diretor de campo de
golfe).
Desenvolvemos o estudo com recurso a dados secundários e a entrevistas
semiestruturadas a cinco Diretores de campos de golfe, em representação de doze
campos do barlavento algarvio.
Os resultados permitem fazer uma caracterização de situações associadas à região em
que os campos se inserem, aos recursos humanos que dinamizam o negócio, aos clientes
que consomem este produto, e às estratégias adotadas, considerando as opiniões dos
Diretores.
Os factos identificados na investigação indicam que as dificuldades são não só de
natureza externa, tais como a crescente concorrência por parte de destinos de golfe
emergentes, mas também interna, como a ausência de uma verdadeira cooperação entre
campos e as opções governamentais (aumento do IVA e acessibilidades) … mas
também há oportunidades!
As conclusões apuradas levaram à apresentação de uma caracterização nos domínios
inicialmente estudados, tendo como base a gestão, tal como era objetivo do trabalho.
Description
Keywords
Campos de golfe Golfe Análise SWOT Crise Estratégia Clientes Recursos humanos Gestão