Repository logo
 
Publication

Modos de ler Camões lírico no ensino secundário

datacite.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspt_PT
dc.contributor.advisorCarvalho, João Carlos Firmino Andrade de
dc.contributor.authorPires, Maria da Conceição Mateus
dc.date.accessioned2016-07-19T17:35:36Z
dc.date.available2016-07-19T17:35:36Z
dc.date.issued2003
dc.date.submitted2003
dc.descriptionDissertação de mest. em Didáctica das Línguas e Literaturas Modernas, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2003pt_PT
dc.description.abstractA pedagogia da literatura, no contexto da didáctica, constitui o lugar, por excelência, reservado à construção do conhecimento literário, a partir das práticas de leitura dos textos literários, no sentido de formar leitores competentes. O Capítulo I é dedicado à reflexão, teoricamente ílindamentada, sobre as qualidades da literatura concebidas como valores pedagógicos essenciais, facilitadores da interpretação de textos e, ao mesmo tempo, promotores da transmissão do cânone escolar. O Capítulo II pretende actualizar Modos de ler a Lírica de Camões na perspectiva dos processos de constituição do cânone escolar no contexto dos programas de Português em três momentos da sua evolução (1936-1954; 1964-1986; 1986-2001). Se os textos programáticos orientam as práticas da leitura literária regulando os contextos de reprodução, o mesmo acontece com o dispositivo pedagógico adoptado oficialmente pelos professores na aula de língua e de literatura, o manual escolar. Este recurso reflecte as concepções programáticas e assume o estatuto de mediador do conhecimento literário difundido pela informação textual e paratextual, critérios pedagógicos que configuram os modos de ler os textos. O modo de ler a Poesia Lírica de Camões surge regulado no texto oficial (Programas de Português A e B de 1997 Ensino Secundário) por procedimentos metodológicos que reflectem as concepções actuais do ensino da literatura. Em consequência, o Capítulo III analisa, num corpus de onze manuais escolares de Português, as estratégias interpretativas como formas de recontextualização da leitura literária e metaliterária para concluir sobre as concepções subjacentes às práticas pedagógico-didácticas de leitura dos sonetos camonianos.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8611
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectLíricapt_PT
dc.subjectCamõespt_PT
dc.subjectDidácticapt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectTextopt_PT
dc.subjectLeitorpt_PT
dc.titleModos de ler Camões lírico no ensino secundáriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.nameMestrado em Didáctica das Línguas e Literaturas Modernaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
S14_PIRES--Modos_de_ler_Camoes.pdf
Size:
6.41 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: