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Modos de ler Camões lírico no ensino secundário
datacite.subject.fos | Humanidades::Línguas e Literaturas | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Carvalho, João Carlos Firmino Andrade de | |
dc.contributor.author | Pires, Maria da Conceição Mateus | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T17:35:36Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T17:35:36Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.date.submitted | 2003 | |
dc.description | Dissertação de mest. em Didáctica das Línguas e Literaturas Modernas, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2003 | pt_PT |
dc.description.abstract | A pedagogia da literatura, no contexto da didáctica, constitui o lugar, por excelência, reservado à construção do conhecimento literário, a partir das práticas de leitura dos textos literários, no sentido de formar leitores competentes. O Capítulo I é dedicado à reflexão, teoricamente ílindamentada, sobre as qualidades da literatura concebidas como valores pedagógicos essenciais, facilitadores da interpretação de textos e, ao mesmo tempo, promotores da transmissão do cânone escolar. O Capítulo II pretende actualizar Modos de ler a Lírica de Camões na perspectiva dos processos de constituição do cânone escolar no contexto dos programas de Português em três momentos da sua evolução (1936-1954; 1964-1986; 1986-2001). Se os textos programáticos orientam as práticas da leitura literária regulando os contextos de reprodução, o mesmo acontece com o dispositivo pedagógico adoptado oficialmente pelos professores na aula de língua e de literatura, o manual escolar. Este recurso reflecte as concepções programáticas e assume o estatuto de mediador do conhecimento literário difundido pela informação textual e paratextual, critérios pedagógicos que configuram os modos de ler os textos. O modo de ler a Poesia Lírica de Camões surge regulado no texto oficial (Programas de Português A e B de 1997 Ensino Secundário) por procedimentos metodológicos que reflectem as concepções actuais do ensino da literatura. Em consequência, o Capítulo III analisa, num corpus de onze manuais escolares de Português, as estratégias interpretativas como formas de recontextualização da leitura literária e metaliterária para concluir sobre as concepções subjacentes às práticas pedagógico-didácticas de leitura dos sonetos camonianos. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/8611 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Lírica | pt_PT |
dc.subject | Camões | pt_PT |
dc.subject | Didáctica | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Texto | pt_PT |
dc.subject | Leitor | pt_PT |
dc.title | Modos de ler Camões lírico no ensino secundário | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | pt_PT |
thesis.degree.level | Mestre | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Didáctica das Línguas e Literaturas Modernas | pt_PT |