Repository logo
 
Publication

O impacto do dress code na avaliação dos atributos agênticos de mulheres gestoras

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorGonçalves, Gabriela
dc.contributor.advisorGomes, Alexandra
dc.contributor.authorSouza, Anna Flávia Ferreira Costa de
dc.date.accessioned2023-01-18T11:57:17Z
dc.date.available2023-01-18T11:57:17Z
dc.date.issued2022-06-15
dc.description.abstractUm líder eficiente é comumente descrito como competente, assertivo e dominante, atributos agênticos que, por norma, pertencem ao estereótipo masculino. Desta forma, mulheres em cargos de liderança vivenciam um desajuste entre os seus estereótipos tradicionais e estas funções. A fim de provarem-se eficazes, algumas mulheres adotam estratégias que neutralizam o potencial custo do sucesso, dentre elas, assimilam-se ao modo de vestir masculino e assumem-se com características mais masculinas do que femininas. Assim, comparadas às mulheres que atuam em conformidade com os estereótipos femininos, estas profissionais são mais suscetíveis a se destacarem nos domínios masculinos. Este estudo teve como objetivo testar o pressuposto de que as líderes femininas que utilizam um dress code de características masculinas são percebidas como mais congruentes com a profissão e, portanto, recebem melhores avaliações profissionais. Os participantes (N= 167), distribuídos em 6 condições de acordo com o design experimental 3 (dress code: tradicional, independente vs. sexy) x 2 (sexo do participante: homem vs. mulher), avaliaram diferentes tipos de mulher, com diferentes vestimentas, em termos de calor e competência, de perceção do sucesso, de características interpessoais laborais e de perceção de incongruência com os papéis de género. Os resultados indicaram uma tendência em favorecer o dress code formal e de cores neutras em detrimento do dress code casual e/ou atrativo e em todas as três condições, o sucesso da mulher alvo foi avaliado em razão do seu esforço. Os resultados confirmam parcialmente as hipóteses e provam a existência das múltiplas formas do preconceito de género. Constata-se, ainda, a persistência das crenças estereotípicas enquanto agentes da discriminação e da manutenção da tradicional hierarquia entre os sexos.pt_PT
dc.description.abstractAn efficient leader is commonly described as competent, assertive and dominant, agentic attributes that usually belong to the male stereotype. Consequently, women in leadership positions experience a mismatch between their traditional stereotypes and these roles. To prove themselves as effective professionals, women are adopting strategies that neutralize the potential cost of success. Thus, compared to women who act in conformity with feminine stereotypes, these professionals are more likely to excel in masculine domains. This study aimed to test the assumption that female leaders who wear a dress code of masculine characteristics are perceived as more congruent with the occupation and therefore receive better professional evaluations. Participants (N= 167), distributed in 6 conditions, according to a 3 (dress code: traditional, independent vs. sexy) x 2 (gender of participant: male vs. female) experimental design, answered a series of questions regarding their judgement of the female target. Women were evaluated in terms of their warmth and competence, perceived success, interpersonal work characteristics and perceived incongruence with gender roles. Results suggest a tendency to privilege formal and neutral dress code over casual and/or attractive dress code, and in all conditions woman's success was evaluated in terms of her effort. Results partially confirm the hypothesis and are in favour of the existence of multiple forms of gender bias. Overall, it was also confirmed that there is persistence of stereotypical beliefs as agents of discrimination and maintenance of the traditional hierarchy between the sexes.pt_PT
dc.identifier.tid203072243pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/18850
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEstereótipos de géneropt_PT
dc.subjectSexismopt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectSubtipos de mulherpt_PT
dc.subjectCalorpt_PT
dc.subjectCompetênciapt_PT
dc.titleO impacto do dress code na avaliação dos atributos agênticos de mulheres gestoraspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizaçõespt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação Anna Flávia F.C. de Souza.pdf
Size:
1.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: