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Publication

Food waste assessment in Universiade do Algarve“s canteen: status quo, users behavior and potential valorization

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspt_PT
dc.contributor.advisorEsteves, E.
dc.contributor.advisorAnĆ­bal, J.
dc.contributor.authorSapkota, Neshum
dc.date.accessioned2022-10-06T09:46:32Z
dc.date.available2022-10-06T09:46:32Z
dc.date.issued2021-12-17
dc.description.abstractA cada etapa da cadeia alimentar existem perdas de alimentos, sendo os consumidores responsĆ”veis por cerca de 35% de todos os resĆ­duos alimentares. Para consumidores, fornecedores de serviƧos de alimentação, governos e organizaƧƵes e instituiƧƵes internacionais, o desperdĆ­cio alimentar estĆ”, cada vez mais, a tornar-se uma questĆ£o essencial. Nos Ćŗltimos anos, apesar de terem sido realizados bastantes estudos sobre desperdĆ­cio alimentar, poucos estudos sobre desperdĆ­cio de alimentos em cantinas e no contexto do Ensino Superior foram publicados. Os objetivos gerais deste estudo foram estimar a quantidade de desperdĆ­cio alimentar na Cantina da Penha da Universidade do Algarve (UAlg), compreender as prĆ”ticas atuais na universidade relacionadas com o desperdĆ­cio alimentar e propor mĆ©todo(s) para reduzir o desperdĆ­cio alimentar em refeitórios universitĆ”rios, frequentados quer por estudantes, quer por pessoal administrativo e acadĆ©mico. Esta pesquisa analisou o desperdĆ­cio de alimentos no refeitório da UAlg no Campus da Penha, Faro, Portugal. A parte prĆ”tica e experimental do trabalho foi realizada na cantina do Campus da Penha, Universidade do Algarve, durante o perĆ­odo de abril a junho de 2021. Este perĆ­odo resultou da necessidade de cumprimento de perĆ­odos de confinamento a nĆ­vel nacional e condicionantes institucionais impostos devido Ć  pandemia COVID-19. Resumidamente, durante um perĆ­odo inicial de aproximadamente 2 semanas, foram observadas e examinadas as prĆ”ticas realizadas pelos funcionĆ”rios da cantina para a preparação das refeiƧƵes e os hĆ”bitos e comportamentos dos utentes durante a hora do almoƧo. Isso permitiu o planeamento dos tempos de amostragem e procedimentos de amostragem de dados qualitativos e quantitativos, mantendo as medidas de higiene e seguranƧa sanitĆ”ria estabelecidas e sem perturbar a preparação das refeiƧƵes e do serviƧo. Assim, a avaliação do desperdĆ­cio alimentar nas cantinas, apoiada e coordenada com os ServiƧos de Ação Social (SAS) da UAlg, incluiu as fases de preparação (2 semanas em abril) e pós-consumo (durante 3 semanas entre final de abril e final de maio). Em cada fase, determinou-se a quantidade (relativa) por categoria de produto alimentar e tipo de desperdĆ­cio alimentar. Complementarmente, um inquĆ©rito online, com versƵes em portuguĆŖs e inglĆŖs e elaborado recorrendo aos FormulĆ”rios Google, sobre as perceƧƵes sobre o desperdĆ­cio alimentar aos funcionĆ”rios e alunos utentes da cantina foi aplicado entre maio e junho. Na fase de preparação, o desperdĆ­cio alimentar, por item, durante variou entre 1% (peixe/pescado) e 78% (couve), com uma taxa mĆ©dia de desperdĆ­cio de 9%. No que toca ao desperdĆ­cio na fase de pós-consumo, um nĆŗmero bastante relevante de refeiƧƵes foi amostrado (n=483) considerando o nĆŗmero de refeiƧƵes servidas durante o perĆ­odo de amostragem (n=751), ou seja, 64,3%. Das refeiƧƵes amostradas, a maioria dos utilizadores optou pela refeição económica (n=252 vs. n=231 para a refeição completa) e pelo prato principal de carne (n=206 vs. n=173 para pescado e n=104 para o prato vegetariano). Os utilizadores que preferiram a refeição económica, de baixo custo, escolheram, por ordem decrescente, carne, pescado e opƧƵes vegetarianas como prato principal. Por outro lado, o prato de pescado foi o mais procurado pelos utilizadores que optaram por uma refeição completa, seguido de perto pelos pratos de carne e depois pelos vegetarianos. Com base em pesagens, a percentagem global de desperdĆ­cio alimentar foi de 22 %; sendo que, por item da refeição, as percentagens foram 11% (sopa), 21% (prato principal), 24% (salada) e 13% (sobremesa). Foram observadas diferenƧas de desperdĆ­cio alimentar nas diversas tipologias de refeição. Quando se consideraram as fraƧƵes edĆ­vel e nĆ£o-edĆ­vel do desperdĆ­cio, as percentagens de desperdĆ­cio alimentar edĆ­vel para os vĆ”rios tipos e variedades de refeiƧƵes variou entre 57% e 91%. Analisando os resultados do inquĆ©rito, mais de 90% dos inquiridos fazem 1 a 3 ou 4 a 6 das suas refeiƧƵes semanais na cantina. Quando questionados sobre a importĆ¢ncia das questƵes ambientais, tais como aquelas delineadas nos objetivos de desenvolvimento sustentĆ”vel (ODS) da ONU, maioria dos respondentes (88%) deu notas de 4 e 5 (ou seja, considerou "importante" e "muito importante"). No entanto, apenas 25%-32% dos respondentes procuraram informaƧƵes recentemente sobre o desperdĆ­cio de alimentos. Para os respondentes, a importĆ¢ncia relativa das fontes (potenciais) de desperdĆ­cio de alimentos foram variou bastante. Os produtores foram maioritariamente vistos como ā€œmenos importantesā€ (1); assim como as indĆŗstrias agroalimentares (ā€œpouco importantesā€). Da mesma forma, distribuidores e supermercados tambĆ©m foram classificados como ā€œmenos importantesā€. Curiosamente, restaurantes/cafĆ©s/refeitórios foram considerados tanto ā€œmenos importantesā€ como ā€œmais importantesā€, enquanto os consumidores foram classificados como ā€œmenos importantesā€ e ā€œmais importantesā€. Quando questionados sobre a quantidade de alimentos servidos na cantina do Campus da Penha, a maioria dos respondentes (cerca de 89%) considera que é ā€œadequadoā€ ou ā€œmuito adequadoā€. NĆ£o obstante, estimam que a percentagem de comida desperdiƧada por refeição na cantina se situa entre 11 e 30%. Curiosamente, esta estimativa estĆ” em linha com as percentagens obtidas atravĆ©s de amostragem (ver acima todos os valores do desperdĆ­cio geral de alimentos na cantina). Os dados obtidos neste estudo quantificam, pela primeira vez, o desperdĆ­cio alimentar nas fases de preparação e de pós-consumo na cantina do Campus da Penha e sĆ£o, por isso, auxiliares essenciais Ć  gestĆ£o do serviƧo de cantina. Carecem de confirmação, atendendo Ć s condiƧƵes sui generis em que foram obtidos devido Ć  crise pandĆ©mica da COVID-19 que vimos vivendo hĆ” quase 2 anos, e justificam a aplicação da metodologia noutros serviƧos de refeiƧƵes, viz. cantinas, restaurantes e bares dos SAS UAlg. Por outro lado, propƵe-se a conceção de uma campanha de ā€œeducaçãoā€, por exemplo divulgando os resultados obtidos neste estudo, para exortar os utilizadores (alunos e funcionĆ”rios da UAlg) a mudarem os seus hĆ”bitos alimentares de forma a diminuir o desperdĆ­cio alimentar.pt_PT
dc.description.abstractFood is discarded at every step of the food chain. Consumers are responsible for around 35% of all food waste. For consumers, food service providers, governments, and international organizations and institutions, it is becoming increasingly essential to tackle this issue. In recent years, just a few studies on food waste have been published. The overall goals of this study were to estimate the amount of food waste in one of the canteens of the Universidade do Algarve (UAlg), understand the current practices at the university relating the food waste and come up with a method to reduce food waste in university dining halls, which are frequented by both students and administrative and academic personnel. This research looked at the food waste at the UAlg's dining hall in Campus da Penha, Faro, Portugal, which comprised 483 meals from the university's well-known dining hall. Food waste per item during the preparation stage varied from 1% (fish) to 78 % (collard), with a total wastage rate of 9%, according to the statistics. Based on weighing, 11 %, 21 %, 24 %, and 13% of the given food will be wasted for soup, meals, salad, and dessert, respectively. With additional classification, there were differences in meal kinds and variation among various meal variants. Because the amount of edible food waste for various types and variety meals ranges from 57 % to 91 %, SAS and the canteen management team should apply any strategy to reduce food waste as soon as feasible. Different strategies to decrease food waste should be examined, as well as the potential of developing a food sharing platform.pt_PT
dc.identifier.tid202949010pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/18328
dc.language.isoengpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFood wasterpt_PT
dc.subjectCantinapt_PT
dc.subjectUniversidade do Algarvept_PT
dc.subjectStatus quopt_PT
dc.titleFood waste assessment in Universiade do Algarve“s canteen: status quo, users behavior and potential valorizationpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Instituto Superior de Engenharia
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Tecnologia de Alimentospt_PT

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