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As instituições de ensino superior enfrentam, atualmente, desafios significativos, ao nível dos custos, mudanças demográficas, aumento da concorrência e expetativas públicas. Para criar mecanismos de avaliação e controlo de qualidade e responder às novas solicitações, quer do Governo, quer da sociedade, é fundamental desenvolver estratégias de atuação mais exigentes, adequados sistemas de informação e de controlo de gestão que permitam melhorar o processo de tomada de decisão e aumentar continuamente os índices de eficiência, eficácia e economia (Salas e García, 1999). Um mercado altamente competitivo passa a exigir competências pouco desenvolvidas anteriormente: gestão estratégica dos recursos e capacidades; gestão da imagem perante a sociedade; estudantes com preparação adequada para o mercado de trabalho e avaliação de desempenho (Mainardes et al., 2010).
Dada a evidência empírica da utilização do Balanced Scorecard neste tipo de instituições, analisa-se, neste estudo, a extensão com que este sistema está a ser implementado em Portugal, a importância que lhe é atribuída pelos órgãos de gestão para a melhoria do desempenho institucional e as dificuldades que têm surgido ao longo do processo de implementação.
Com base num inquérito por questionário enviado às instituições de ensino superior portuguesas e no tratamento estatístico dos dados obtidos, o estudo permitiu apurar que há um elevado grau de sensibilidade relativamente ao contributo do Balanced Scorecard para a concretização dos objetivos estratégicos das instituições e que as principais dificuldades surgem ao nível da definição dos objetivos, indicadores e metas, dos sistemas de informação e da articulação do trabalho em equipa e entre setores.
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Keywords
Avaliação do desempenho Balanced scorecard Ensino superior Dificuldades de implementação