Publication
A implementação do balanced scorecard nas instituições de ensino superior em Portugal: Análise da sua importância para a melhoria do desempenho organizacional e das dificuldades de implementação
datacite.subject.fos | Ciências Sociais: Economia e Gestão | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Santos, Sérgio Pereira dos | |
dc.contributor.advisor | Cândido, Carlos | |
dc.contributor.author | Mendonça, Elsa M. G. P. | |
dc.date.accessioned | 2015-11-04T14:05:14Z | |
dc.date.available | 2015-11-04T14:05:14Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | As instituições de ensino superior enfrentam, atualmente, desafios significativos, ao nível dos custos, mudanças demográficas, aumento da concorrência e expetativas públicas. Para criar mecanismos de avaliação e controlo de qualidade e responder às novas solicitações, quer do Governo, quer da sociedade, é fundamental desenvolver estratégias de atuação mais exigentes, adequados sistemas de informação e de controlo de gestão que permitam melhorar o processo de tomada de decisão e aumentar continuamente os índices de eficiência, eficácia e economia (Salas e García, 1999). Um mercado altamente competitivo passa a exigir competências pouco desenvolvidas anteriormente: gestão estratégica dos recursos e capacidades; gestão da imagem perante a sociedade; estudantes com preparação adequada para o mercado de trabalho e avaliação de desempenho (Mainardes et al., 2010). Dada a evidência empírica da utilização do Balanced Scorecard neste tipo de instituições, analisa-se, neste estudo, a extensão com que este sistema está a ser implementado em Portugal, a importância que lhe é atribuída pelos órgãos de gestão para a melhoria do desempenho institucional e as dificuldades que têm surgido ao longo do processo de implementação. Com base num inquérito por questionário enviado às instituições de ensino superior portuguesas e no tratamento estatístico dos dados obtidos, o estudo permitiu apurar que há um elevado grau de sensibilidade relativamente ao contributo do Balanced Scorecard para a concretização dos objetivos estratégicos das instituições e que as principais dificuldades surgem ao nível da definição dos objetivos, indicadores e metas, dos sistemas de informação e da articulação do trabalho em equipa e entre setores. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202256936 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/7014 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Avaliação do desempenho | pt_PT |
dc.subject | Balanced scorecard | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Dificuldades de implementação | pt_PT |
dc.title | A implementação do balanced scorecard nas instituições de ensino superior em Portugal: Análise da sua importância para a melhoria do desempenho organizacional e das dificuldades de implementação | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Gestão Empresarial | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- A IMPLEMENTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD NAS INSTITUIÇÕES.pdf
- Size:
- 636.82 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.46 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: