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Authors
Abstract(s)
This dissertation explores the experience, motivation and perception of people aged between fifteen and twenty-nine years old (the age bracket of “youth” according to the European Union) regarding the present and the future of literary tourism. In a time of shortened attention span, social media platforms, addictive smartphone behaviour and an array of online distractions, most complain and point towards the fact that young people do not read as much as previous generations, which can influence the future of literary tourism. Considering this context, this dissertation aims to analyse if literary tourism is at risk. To this end, we conducted qualitative-quantitative research using an online Google Forms questionnaire posted on social media as a data collection instrument to enquire the younger population (with previous literary tourism experiences) about their experience and motivations to go on literary touring and their perceptions of the present and future of this tourism niche. Considering that most research in literary tourism focuses on older tourists (above 35 years old), this dissertation addresses an existing gap in this field of study by focusing on younger people. The findings reveal that the future of literary tourism is not at risk among the younger generation, as most respondents indicate an intention of going on literary touring in the upcoming years, repeating prior literary tourism experiences and recommending this niche tourism to friends without making any changes to the literary experiences they have lived. Overall, literary tourism is perceived as positively impacting academic performance and being influenced by the educational experience. Another finding of this project is the strong influence of the screen adaptation of literary texts on literary tourism, as most respondents state that they feel motivated to visit the places of the text they watched on the screen adaptation. Additionally, some indicate that the future of literary tourism should be more technological and include virtual reality attributes.
Esta dissertação analisa a experiência, a motivação e a perceção de pessoas com idades compreendidas entre os quinze e os vinte e nove anos (a faixa etária definida como “juventude” pela União Europeia) relativamente ao presente e ao futuro do turismo literário. Numa fase da história da humanidade na qual, frequentemente, se comenta a falta de capacidade de atenção dos jovens, a utilização excessiva das redes sociais saturadas de vídeos curtos e conteúdos de consumo rápido, o uso compulsivo dos smartphones e a presença de uma panóplia de distrações online, surge a preocupação de que os jovens estão a ler menos do que as gerações anteriores. Estes fenómenos levantam questões sobre o impacto desse declínio da leitura sobre o futuro do turismo literário, um nicho do turismo cultural e patrimonial que tem uma ligação íntima com a literatura e a leitura literária, por ter na sua génese estas manifestações e práticas culturais. Tendo em conta este contexto, a principal pergunta de investigação desta dissertação é: Estará o turismo literário em risco na geração mais jovem? Quanto às questões de investigação secundárias definimos as seguintes: (i) Quais são as motivações que levam os jovens a fazer turismo literário?; (ii) Qual é a influência das adaptações cinematográficas de obras literárias na decisão de fazerem turismo literário?; (iii) Como percecionam os jovens a influência da experiência do turismo literário no desempenho académico? (iv) Será que a experiência de leitura na escola/universidade os influencia a fazerem visitas de turismo literário?; (v) Recomendariam os jovens uma experiência de turismo literário a um amigo?; (vi) O que mudariam na experiência de turismo literário?; (vii) Será que os jovens conseguem imaginar-se a fazer turismo literário na próxima década? e (viii) Como é que os jovens percecionam o turismo literário nos próximos anos? A revisão da literatura indica que a maioria dos turistas literários são mulheres com mais do que trinta e cinco anos e com um nível de escolaridade superior. Face a estes dados, esta dissertação vem contribuir para preencher uma lacuna na investigação com informação sobre a experiência, a motivação e as perceção de uma faixa etária negligenciada nos estudos sobre turismo literário. Esta é uma investigação de natureza qualitativa-quantitativa, também conhecida como investigação de método misto, na qual o instrumento de recolha de dados é um inquérito por questionário criado no Google Forms e partilhado amplamente nas redes sociais, com o objetivo de alcançar uma amostra diversificada de jovens interessados no tema e que já tivessem realizado pelo menos uma experiência de turismo literário. O questionário, com perguntas fechadas e abertas, foi estruturado com base no processo de revisão da literatura e de modo a obter respostas para as questões da investigação. Assim, para além das questões sobre os dados demográficos dos respondentes, incluímos perguntas sobre visitas a lugares literários, motivações para empreender essas visitas, a influência das adaptações de obras literárias para o cinema e televisão no desejo de visitar lugares literários e a influência do ambiente académico no interesse pelo turismo literário. As respostas a estas questões permitiram mapear não apenas as práticas atuais, mas também o modo como os jovens leitores e turistas relacionam as suas experiências com outros meios de comunicação, e como essas influências podem moldar o futuro do setor. Foram ainda incluídas questões relacionadas com o papel da tecnologia no desenvolvimento do turismo literário, nomeadamente a forma como as experiências virtuais e as novas tecnologias podem ser integradas no futuro deste setor. Esta questão tornou-se particularmente relevante à luz da crescente digitalização das experiências culturais e do impacto que a pandemia da COVID-19 teve sobre as formas tradicionais de turismo, acelerando a transição para modalidades de turismo mais tecnológicas. A análise dos 104 questionários válidos revela que a ampla maioria dos respondentes manifesta interesse pelo turismo literário, desafiando a ideia de que esta prática é exclusiva de grupos etários mais velhos. Adicionalmente, 95,2% dos inquiridos afirmam estar interessados em realizar visitas a lugares literários na próxima década, o que contribui para acreditar que o turismo literário tem potencial para crescer, adaptando-se às novas gerações e às suas preferências. A este propósito, um fator importante que emergiu dos dados desta dissertação foi a influência das adaptações cinematográficas e televisivas de obras literárias, com muitos jovens a expressarem que, ao verem estas adaptações, se sentem motivados a ler os livros originais e a visitar os locais retratados nas histórias. Relativamente à relação entre desempenho e contexto académicos e o turismo literário, a totalidade dos respondentes reconhece que o turismo literário teve um impacto positivo nas suas experiências académicas, demonstrando que este nicho do turismo cultural pode também atuar como uma ferramenta educacional poderosa. O conceito de “aprendizagem no lazer” foi, por isso, discutido nesta dissertação, ilustrando como o turismo literário, ao combinar elementos de envolvimento emocional e intelectual, proporciona uma experiência rica e multifacetada para os jovens. No que diz respeito ao futuro do turismo literário, a maioria dos respondentes acredita que a tecnologia terá um papel cada vez mais importante, com expectativas de um aumento nas experiências virtuais e no uso de ferramentas tecnológicas para enriquecer as visitas literárias. Esta tendência reflete-se nas novas formas de interação digital, como visitas virtuais e guias interativos, que poderão vir a complementar ou até substituir as visitas físicas em certos contextos. A este propósito, também o papel das plataformas digitais e das redes sociais foi sublinhado, no nosso estudo, como um dos principais catalisadores na atual transformação dos hábitos e preferências de leitura, com comunidades online, como o BookTok, BookTwitter e o BookTube, a desempenharem um papel importante na promoção da leitura e, consequentemente, na evolução do turismo literário. Em suma, esta dissertação contribui significativamente para a literatura existente, ao centrar-se nas gerações mais jovens e na sua relação com o presente e o futuro do turismo literário. Embora os hábitos de leitura estejam a mudar, o nosso estudo revela que o desejo de realizar viagens inspiradas pela literatura continua a ser forte, sinalizando um futuro promissor para este nicho do turismo cultural.
Esta dissertação analisa a experiência, a motivação e a perceção de pessoas com idades compreendidas entre os quinze e os vinte e nove anos (a faixa etária definida como “juventude” pela União Europeia) relativamente ao presente e ao futuro do turismo literário. Numa fase da história da humanidade na qual, frequentemente, se comenta a falta de capacidade de atenção dos jovens, a utilização excessiva das redes sociais saturadas de vídeos curtos e conteúdos de consumo rápido, o uso compulsivo dos smartphones e a presença de uma panóplia de distrações online, surge a preocupação de que os jovens estão a ler menos do que as gerações anteriores. Estes fenómenos levantam questões sobre o impacto desse declínio da leitura sobre o futuro do turismo literário, um nicho do turismo cultural e patrimonial que tem uma ligação íntima com a literatura e a leitura literária, por ter na sua génese estas manifestações e práticas culturais. Tendo em conta este contexto, a principal pergunta de investigação desta dissertação é: Estará o turismo literário em risco na geração mais jovem? Quanto às questões de investigação secundárias definimos as seguintes: (i) Quais são as motivações que levam os jovens a fazer turismo literário?; (ii) Qual é a influência das adaptações cinematográficas de obras literárias na decisão de fazerem turismo literário?; (iii) Como percecionam os jovens a influência da experiência do turismo literário no desempenho académico? (iv) Será que a experiência de leitura na escola/universidade os influencia a fazerem visitas de turismo literário?; (v) Recomendariam os jovens uma experiência de turismo literário a um amigo?; (vi) O que mudariam na experiência de turismo literário?; (vii) Será que os jovens conseguem imaginar-se a fazer turismo literário na próxima década? e (viii) Como é que os jovens percecionam o turismo literário nos próximos anos? A revisão da literatura indica que a maioria dos turistas literários são mulheres com mais do que trinta e cinco anos e com um nível de escolaridade superior. Face a estes dados, esta dissertação vem contribuir para preencher uma lacuna na investigação com informação sobre a experiência, a motivação e as perceção de uma faixa etária negligenciada nos estudos sobre turismo literário. Esta é uma investigação de natureza qualitativa-quantitativa, também conhecida como investigação de método misto, na qual o instrumento de recolha de dados é um inquérito por questionário criado no Google Forms e partilhado amplamente nas redes sociais, com o objetivo de alcançar uma amostra diversificada de jovens interessados no tema e que já tivessem realizado pelo menos uma experiência de turismo literário. O questionário, com perguntas fechadas e abertas, foi estruturado com base no processo de revisão da literatura e de modo a obter respostas para as questões da investigação. Assim, para além das questões sobre os dados demográficos dos respondentes, incluímos perguntas sobre visitas a lugares literários, motivações para empreender essas visitas, a influência das adaptações de obras literárias para o cinema e televisão no desejo de visitar lugares literários e a influência do ambiente académico no interesse pelo turismo literário. As respostas a estas questões permitiram mapear não apenas as práticas atuais, mas também o modo como os jovens leitores e turistas relacionam as suas experiências com outros meios de comunicação, e como essas influências podem moldar o futuro do setor. Foram ainda incluídas questões relacionadas com o papel da tecnologia no desenvolvimento do turismo literário, nomeadamente a forma como as experiências virtuais e as novas tecnologias podem ser integradas no futuro deste setor. Esta questão tornou-se particularmente relevante à luz da crescente digitalização das experiências culturais e do impacto que a pandemia da COVID-19 teve sobre as formas tradicionais de turismo, acelerando a transição para modalidades de turismo mais tecnológicas. A análise dos 104 questionários válidos revela que a ampla maioria dos respondentes manifesta interesse pelo turismo literário, desafiando a ideia de que esta prática é exclusiva de grupos etários mais velhos. Adicionalmente, 95,2% dos inquiridos afirmam estar interessados em realizar visitas a lugares literários na próxima década, o que contribui para acreditar que o turismo literário tem potencial para crescer, adaptando-se às novas gerações e às suas preferências. A este propósito, um fator importante que emergiu dos dados desta dissertação foi a influência das adaptações cinematográficas e televisivas de obras literárias, com muitos jovens a expressarem que, ao verem estas adaptações, se sentem motivados a ler os livros originais e a visitar os locais retratados nas histórias. Relativamente à relação entre desempenho e contexto académicos e o turismo literário, a totalidade dos respondentes reconhece que o turismo literário teve um impacto positivo nas suas experiências académicas, demonstrando que este nicho do turismo cultural pode também atuar como uma ferramenta educacional poderosa. O conceito de “aprendizagem no lazer” foi, por isso, discutido nesta dissertação, ilustrando como o turismo literário, ao combinar elementos de envolvimento emocional e intelectual, proporciona uma experiência rica e multifacetada para os jovens. No que diz respeito ao futuro do turismo literário, a maioria dos respondentes acredita que a tecnologia terá um papel cada vez mais importante, com expectativas de um aumento nas experiências virtuais e no uso de ferramentas tecnológicas para enriquecer as visitas literárias. Esta tendência reflete-se nas novas formas de interação digital, como visitas virtuais e guias interativos, que poderão vir a complementar ou até substituir as visitas físicas em certos contextos. A este propósito, também o papel das plataformas digitais e das redes sociais foi sublinhado, no nosso estudo, como um dos principais catalisadores na atual transformação dos hábitos e preferências de leitura, com comunidades online, como o BookTok, BookTwitter e o BookTube, a desempenharem um papel importante na promoção da leitura e, consequentemente, na evolução do turismo literário. Em suma, esta dissertação contribui significativamente para a literatura existente, ao centrar-se nas gerações mais jovens e na sua relação com o presente e o futuro do turismo literário. Embora os hábitos de leitura estejam a mudar, o nosso estudo revela que o desejo de realizar viagens inspiradas pela literatura continua a ser forte, sinalizando um futuro promissor para este nicho do turismo cultural.
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