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A segmentação e o bem-estar do consumidor spa pós-moderno

dc.contributor.advisorCorreia, Abel
dc.contributor.authorCatarino, Carlos Frederico Miguel Ferreira
dc.date.accessioned2015-02-03T14:45:48Z
dc.date.available2015-02-03T14:45:48Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractA presente dissertação discute uma área de negócios emergente em Portugal, os SPAs, que com alteração da legislação em 2004, deixou de estar confinada ao conceito de saúde para integrar o conceito de bem-estar. Apesar do número de unidades em Portugal ser já significativo, existe pouca informação disponível sobre o tema, que também se verifica em termos internacionais. O principal objectivo desta dissertação é o de contribuir para o aprofundar do conhecimento científico nesta área de negócio. Pretende-se aferir os benefícios que os clientes SPA procuram nas referidas unidades em Portugal e avaliar as diferenças existentes entre os clientes das unidades hoteleiras e os clientes das unidades Fitness. O estudo comparou também os níveis de bem-estar geral e específico que cada segmento apurado reportou após as experiências SPA. Foi efectuada uma investigação empírica para o estudo em causa, tendo sido recolhidas duas amostras, uma em ambiente Fitness e outra em ambiente Hoteleiro, através da aplicação de inquéritos após a experiência SPA. Os resultados permitem fazer uma caracterização permitem perceber que em ambas amostras existem quatro factores latentes que permitem perceber as razões que levam os clientes a procurar este tipo de serviço. De entre os factores mais importantes destacam-se a saúde, beleza o relaxamento e isolamento. Os dados permitiram perceber que, em ambas as amostras, existem quatro tipo de grupos homogéneos de clientes. As conclusões apuradas podem permitir a estas unidades de negócio perceber o que os clientes valorizam e contribuir para a segmentação do mercado. Estas duas técnicas podem contribuir para que os SPAs consigam reforçar a satisfação dos clientes com os serviços que lhe são prestados e apostar em segmentos de mercado para os quais se sintam mais vocacionados e que lhes permitam uma obter uma maior rendibilidade.por
dc.identifier.tid202201708
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/5743
dc.language.isoporpor
dc.subjectGestão de empresaspor
dc.subjectConsumidorpor
dc.subjectSegmentaçãopor
dc.subjectSPApor
dc.subjectBem-estarpor
dc.titleA segmentação e o bem-estar do consumidor spa pós-modernopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineGestão Empresarialpor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Economiapt_PT
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Empresarialpor

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