Repository logo
 
Publication

Comunicação, linguagem e fala: realidades e desafios de Educadores de Infância e Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico em contexto educativo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorBaptista, Ana Catarina
dc.contributor.advisorHorta, Maria Helena Martins da Cruz
dc.contributor.authorInácio, Susana Isabel Martins
dc.date.accessioned2021-02-08T11:39:58Z
dc.date.available2021-02-08T11:39:58Z
dc.date.issued2019-12-13
dc.description.abstractAs Dificuldades de Comunicação Linguagem e Fala têm impacto a nível pessoal, social e ao longo do percurso educativo de crianças/alunos. Estas dificuldades devem ser identificadas precocemente. Educadores de Infância e Professores de 1º Ciclo do Ensino Básico desempenham um papel importante na identificação e no acompanhamento ao nível da sala de atividades/sala de aula, sendo fundamental a adoção de práticas de trabalho colaborativo entre estes profissionais. Este estudo tem como objetivo conhecer a realidade e os desafios de Educadores de Infância e Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico relativamente a crianças/alunos com Dificuldades de Comunicação, Linguagem e Fala em contexto educativo. Pretende-se conhecer a frequência com que Educadores de Infância e Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico se deparam com crianças/alunos com Dificuldades de Comunicação, Linguagem e Fala, a importância que atribuem a fatores de risco, conhecer os sinais de alerta mais frequentes, averiguar se o nível de ensino influencia a frequência com que se deparam com crianças/alunos com Dificuldades de Comunicação, Linguagem e Fala, conhecer os principais intervenientes no encaminhamento de crianças com Dificuldades de Comunicação, Linguagem e Fala para terapia da fala e, por fim, conhecer a perceção dos Educadores de Infância e Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico relativamente às práticas dos Terapeutas de Fala em contexto educativo. Neste sentido, foi elaborado um questionário para divulgação online. Os resultados indicam que Educadores de Infância e Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico se deparam frequentemente com crianças com Dificuldades de Comunicação, Linguagem e Fala. Os sinais de alerta mais referidos por Educadores de Infância estão relacionados com questões articulatórias e os sinais de alerta mais referidos por Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico relacionam-se com dificuldades nas áreas da leitura e escrita. Para a realização de encaminhamentos, recorrem ao conhecimento adquirido ao longo da prática profissional e a troca de informação com o Terapeuta da Fala e consideram importante a implementação de modelos colaborativos.pt_PT
dc.description.abstractThe Difficulties of Communication, Language and Speech have impact on personal, social and along the educational path of children/students. These difficulties must be identified early. Kindergarten Teachers and Primary School Teachers play an important role in identifying and monitoring at a classroom level, thus collaborative working practices among these professionals are critical. This study aims to know the reality and challenges of Kindergarten Teachers and Primary School Teachers regarding children/students with Communication, Language and Speech Difficulties in an educational context. It is intended to know the frequency with which Kindergarten Teachers and Primary School Teachers come across children/students with difficulties in Communication, Language and Speech; the importance they give to risk factors; to know the most frequent warning signs; to determine if the level of education influences the frequency with which these educators come across children/students with Communication, Language and Speech Difficulties; to know the main actors in the referral of children with Communication, Language and Speech Difficulties for speech therapy and, finally, to know the perception of the Kindergarten Teachers and Primary School Teachers regarding the practices of Speech Therapists in an educational context. In this regard, a questionnaire was prepared for online dissemination. Results indicate that Kindergarten Teachers and Primary School Teachers often encounter children with Communication, Language and Speech Difficulties. The warning signs most mentioned by Kindergarten Teachers are related to articulatory issues and the warning signs most mentioned by Primary School Teachers relate to reading and writing difficulties. For referrals, they use the knowledge acquired during their professional practice and exchange information with the Speech Therapist and regard as important the implementation of collaborative models.pt_PT
dc.identifier.tid202540235pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/15057
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducadores de infânciapt_PT
dc.subjectProfessores de 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectTerapeutas da falapt_PT
dc.subjectDeteçãopt_PT
dc.subjectIntervenção precocept_PT
dc.titleComunicação, linguagem e fala: realidades e desafios de Educadores de Infância e Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico em contexto educativopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Final.pdf
Size:
2.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format