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O aluno, a escola e a sociedade: o papel das ciências físico-químicas do 3º ciclo do ensino básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Cristiano, Maria Lurdes Santos | |
dc.contributor.author | Araújo, Alda Marisa Neto | |
dc.date.accessioned | 2016-04-07T14:05:05Z | |
dc.date.available | 2016-04-07T14:05:05Z | |
dc.date.issued | 2015-11-18 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Ensino no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Física e Química), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2015 | |
dc.description.abstract | A autora deste relatório desenvolveu a sua atividade profissional no ensino público, tendo-se dedicado ao ensino da Física e da Química no 3º ciclo do ensino básico e secundário. Este relatório descreve os pontos mais relevantes do seu percurso profissional, apresentando uma reflexão sobre a sua experiência letiva, formativa e pessoal. Na vertente letiva são descritas as estratégias e metodologias implementadas, os recursos e materiais científicos, pedagógicos e didáticos aplicados e as modalidades de avaliação utilizadas. Na vertente formativa são descritas as ações de formação frequentadas, refletindo sobre o contributo de cada uma delas no desempenho profissional da autora. A população portuguesa apresenta uma baixa escolaridade, quando comparada com a de outros países europeus, resultado de um elevado abandono escolar e da baixa valorização da Escola por uma elevada percentagem da população. Desta forma, parte da população não teve qualquer contacto com a Física e a Química em ambiente escolar, possuindo no entanto conhecimentos nesta área, muitas vezes resultante da transmissão de saberes intergeracional. Com o aumento da escolaridade e facilidade de acesso à informação, os jovens deixaram de procurar e valorizar o conhecimento das gerações anteriores, em especial pais e avós, e estes foram delegando toda a responsabilidade de formação na Escola, com perdas graves para o jovem e família, aos níveis efetivo e formativo. Um dos desafios da Escola atual é reforçar a ligação entre os três pilares na formação pessoal e académica dos jovens: o Aluno, a Escola e a Sociedade, aqui representada pela célula fundamental para o aluno, a família. Os pais/ encarregados de educação e a Escola precisam de trabalhar sinergeticamente na formação académica dos jovens. Ora, sendo a Física e a Química disciplinas de grande ligação ao quotidiano, podem proporcionar situações de troca de conhecimentos e experiências entre a família e a escola, através do aluno. Neste contexto, serão apresentados e discutidos alguns trabalhos desenvolvidos em turmas de 7º e 9º anos de Ciências Físico-Químicas, em que foram envolvidos os pais dos alunos. Face aos resultados, apresentam-se novas propostas para aplicação em turmas de 8º ano. Pretende-se promover o trabalho em grupo, estimular a partilha de conhecimentos entre a escola e a família, favorecer as relações interpessoais e melhorar a literacia científica. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201458721 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/7954 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino da física | pt_PT |
dc.subject | Ensino da química | pt_PT |
dc.subject | Atividade profissional | pt_PT |
dc.subject | Ensino experimental | pt_PT |
dc.subject | Métodos | pt_PT |
dc.title | O aluno, a escola e a sociedade: o papel das ciências físico-químicas do 3º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências e Tecnologia | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Física e Química | pt_PT |