Repository logo
 
Publication

O aluno, a escola e a sociedade: o papel das ciências físico-químicas do 3º ciclo do ensino básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCristiano, Maria Lurdes Santos
dc.contributor.authorAraújo, Alda Marisa Neto
dc.date.accessioned2016-04-07T14:05:05Z
dc.date.available2016-04-07T14:05:05Z
dc.date.issued2015-11-18
dc.date.submitted2015
dc.descriptionDissertação de mestrado, Ensino no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Física e Química), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2015
dc.description.abstractA autora deste relatório desenvolveu a sua atividade profissional no ensino público, tendo-se dedicado ao ensino da Física e da Química no 3º ciclo do ensino básico e secundário. Este relatório descreve os pontos mais relevantes do seu percurso profissional, apresentando uma reflexão sobre a sua experiência letiva, formativa e pessoal. Na vertente letiva são descritas as estratégias e metodologias implementadas, os recursos e materiais científicos, pedagógicos e didáticos aplicados e as modalidades de avaliação utilizadas. Na vertente formativa são descritas as ações de formação frequentadas, refletindo sobre o contributo de cada uma delas no desempenho profissional da autora. A população portuguesa apresenta uma baixa escolaridade, quando comparada com a de outros países europeus, resultado de um elevado abandono escolar e da baixa valorização da Escola por uma elevada percentagem da população. Desta forma, parte da população não teve qualquer contacto com a Física e a Química em ambiente escolar, possuindo no entanto conhecimentos nesta área, muitas vezes resultante da transmissão de saberes intergeracional. Com o aumento da escolaridade e facilidade de acesso à informação, os jovens deixaram de procurar e valorizar o conhecimento das gerações anteriores, em especial pais e avós, e estes foram delegando toda a responsabilidade de formação na Escola, com perdas graves para o jovem e família, aos níveis efetivo e formativo. Um dos desafios da Escola atual é reforçar a ligação entre os três pilares na formação pessoal e académica dos jovens: o Aluno, a Escola e a Sociedade, aqui representada pela célula fundamental para o aluno, a família. Os pais/ encarregados de educação e a Escola precisam de trabalhar sinergeticamente na formação académica dos jovens. Ora, sendo a Física e a Química disciplinas de grande ligação ao quotidiano, podem proporcionar situações de troca de conhecimentos e experiências entre a família e a escola, através do aluno. Neste contexto, serão apresentados e discutidos alguns trabalhos desenvolvidos em turmas de 7º e 9º anos de Ciências Físico-Químicas, em que foram envolvidos os pais dos alunos. Face aos resultados, apresentam-se novas propostas para aplicação em turmas de 8º ano. Pretende-se promover o trabalho em grupo, estimular a partilha de conhecimentos entre a escola e a família, favorecer as relações interpessoais e melhorar a literacia científica.pt_PT
dc.identifier.tid201458721
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/7954
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino da físicapt_PT
dc.subjectEnsino da químicapt_PT
dc.subjectAtividade profissionalpt_PT
dc.subjectEnsino experimentalpt_PT
dc.subjectMétodospt_PT
dc.titleO aluno, a escola e a sociedade: o papel das ciências físico-químicas do 3º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências e Tecnologia
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Ensino no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Física e Químicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese - O Aluno, a Escola e a Sociedade.pdf
Size:
4.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: