Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
24.07 KB | Adobe PDF | |||
840.84 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo, que pretende investigar a relação entre o uso do Sistema Alternativo e
Aumentativo de Comunicação SPC e a inclusão da criança com Deficiência Neuromotora Grave
(DNG) /Paralisia Cerebral no Jardim-de-infância, desenvolveu-se em duas perspectivas. Numa de
cariz mais quantitativo, caracterizou-se, através de um questionário, o conhecimento e a utilização
que 38 Educadores de Infância do Ensino Regular e Educadores de Apoio Educativo com
crianças com DNG/Paralisia Cerebral, possuíam acerca dos Sistemas Alternativos e Aumentativos
de Comunicação, mais especificamente o Sistema SPC, e a forma como o utilizavam na sua
prática educativa. Numa segunda perspectiva, realizou-se um estudo mais qualitativo, com registos
semanais, focalizando as interacções dos Educadores e das crianças do grupo com duas crianças
com DNG/Paralisia Cerebral, através da observação de quatro actividades realizadas no Jardim-
de-infância.
Os resultados indicam que tantos os Educadores do Ensino Regular como os Educadores
de Apoio Educativo possuem algum conhecimento dos SAAC e do SPC, mas só os Educadores
de Apoio Educativo é que o sabem utilizar. Indicam também, de um modo muito evidente, que a
forma como se processam as interacções entre o Educador de Infância do Ensino Regular, de
Apoio Educativo e a criança com DNG/Paralisia Cerebral e as outras crianças, registadas por nós,
aumentam significativamente através da utilização do sistema Alternativo e Aumentativo de
Comunicação SPC, sendo possível afirmar que contribuem positivamente para a inclusão da
criança com DNG/Paralisia Cerebral no Ensino Regular.
Por último, este estudo mostra que, apesar das crianças com DNG/Paralisia Cerebral utilizarem
vários comportamentos comunicativos, é principalmente através do olhar dirigido para
imagens e símbolos pictográficos do sistema SPC que se estabelece a interacção com a criança
com DNG/Paralisia Cerebral.
Description
Dissertação de mest., Ciências da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2008
Keywords
Educação especial Crianças deficientes Deficientes neuromotores Crianças deficientes Comunicação SPC