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Sistema alternativo e aumentativo de comunicação SPC - outra forma de comunicar - um estudo da comunicação entre o educador de infância, a criança com deficiência neuromotora grave e as outras crianças

dc.contributor.advisorOliveira, Isabel Maria Rodrigues do Amaral
dc.contributor.authorNogueira, Célia do Carmo Ferreira Plácido
dc.date.accessioned2011-09-07T16:05:40Z
dc.date.available2011-09-07T16:05:40Z
dc.date.issued2008
dc.descriptionDissertação de mest., Ciências da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2008por
dc.description.abstractEste estudo, que pretende investigar a relação entre o uso do Sistema Alternativo e Aumentativo de Comunicação SPC e a inclusão da criança com Deficiência Neuromotora Grave (DNG) /Paralisia Cerebral no Jardim-de-infância, desenvolveu-se em duas perspectivas. Numa de cariz mais quantitativo, caracterizou-se, através de um questionário, o conhecimento e a utilização que 38 Educadores de Infância do Ensino Regular e Educadores de Apoio Educativo com crianças com DNG/Paralisia Cerebral, possuíam acerca dos Sistemas Alternativos e Aumentativos de Comunicação, mais especificamente o Sistema SPC, e a forma como o utilizavam na sua prática educativa. Numa segunda perspectiva, realizou-se um estudo mais qualitativo, com registos semanais, focalizando as interacções dos Educadores e das crianças do grupo com duas crianças com DNG/Paralisia Cerebral, através da observação de quatro actividades realizadas no Jardim- de-infância. Os resultados indicam que tantos os Educadores do Ensino Regular como os Educadores de Apoio Educativo possuem algum conhecimento dos SAAC e do SPC, mas só os Educadores de Apoio Educativo é que o sabem utilizar. Indicam também, de um modo muito evidente, que a forma como se processam as interacções entre o Educador de Infância do Ensino Regular, de Apoio Educativo e a criança com DNG/Paralisia Cerebral e as outras crianças, registadas por nós, aumentam significativamente através da utilização do sistema Alternativo e Aumentativo de Comunicação SPC, sendo possível afirmar que contribuem positivamente para a inclusão da criança com DNG/Paralisia Cerebral no Ensino Regular. Por último, este estudo mostra que, apesar das crianças com DNG/Paralisia Cerebral utilizarem vários comportamentos comunicativos, é principalmente através do olhar dirigido para imagens e símbolos pictográficos do sistema SPC que se estabelece a interacção com a criança com DNG/Paralisia Cerebral.
dc.formatapplication/pdfpor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/820
dc.language.isoporpor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectCrianças deficientespor
dc.subjectDeficientes neuromotorespor
dc.subjectCrianças deficientespor
dc.subjectComunicação SPCpor
dc.titleSistema alternativo e aumentativo de comunicação SPC - outra forma de comunicar - um estudo da comunicação entre o educador de infância, a criança com deficiência neuromotora grave e as outras criançaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação. Especialização em Educação de Infânciapor

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