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Sistema alternativo e aumentativo de comunicação SPC - outra forma de comunicar - um estudo da comunicação entre o educador de infância, a criança com deficiência neuromotora grave e as outras crianças
dc.contributor.advisor | Oliveira, Isabel Maria Rodrigues do Amaral | |
dc.contributor.author | Nogueira, Célia do Carmo Ferreira Plácido | |
dc.date.accessioned | 2011-09-07T16:05:40Z | |
dc.date.available | 2011-09-07T16:05:40Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description | Dissertação de mest., Ciências da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2008 | por |
dc.description.abstract | Este estudo, que pretende investigar a relação entre o uso do Sistema Alternativo e Aumentativo de Comunicação SPC e a inclusão da criança com Deficiência Neuromotora Grave (DNG) /Paralisia Cerebral no Jardim-de-infância, desenvolveu-se em duas perspectivas. Numa de cariz mais quantitativo, caracterizou-se, através de um questionário, o conhecimento e a utilização que 38 Educadores de Infância do Ensino Regular e Educadores de Apoio Educativo com crianças com DNG/Paralisia Cerebral, possuíam acerca dos Sistemas Alternativos e Aumentativos de Comunicação, mais especificamente o Sistema SPC, e a forma como o utilizavam na sua prática educativa. Numa segunda perspectiva, realizou-se um estudo mais qualitativo, com registos semanais, focalizando as interacções dos Educadores e das crianças do grupo com duas crianças com DNG/Paralisia Cerebral, através da observação de quatro actividades realizadas no Jardim- de-infância. Os resultados indicam que tantos os Educadores do Ensino Regular como os Educadores de Apoio Educativo possuem algum conhecimento dos SAAC e do SPC, mas só os Educadores de Apoio Educativo é que o sabem utilizar. Indicam também, de um modo muito evidente, que a forma como se processam as interacções entre o Educador de Infância do Ensino Regular, de Apoio Educativo e a criança com DNG/Paralisia Cerebral e as outras crianças, registadas por nós, aumentam significativamente através da utilização do sistema Alternativo e Aumentativo de Comunicação SPC, sendo possível afirmar que contribuem positivamente para a inclusão da criança com DNG/Paralisia Cerebral no Ensino Regular. Por último, este estudo mostra que, apesar das crianças com DNG/Paralisia Cerebral utilizarem vários comportamentos comunicativos, é principalmente através do olhar dirigido para imagens e símbolos pictográficos do sistema SPC que se estabelece a interacção com a criança com DNG/Paralisia Cerebral. | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/820 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Crianças deficientes | por |
dc.subject | Deficientes neuromotores | por |
dc.subject | Crianças deficientes | por |
dc.subject | Comunicação SPC | por |
dc.title | Sistema alternativo e aumentativo de comunicação SPC - outra forma de comunicar - um estudo da comunicação entre o educador de infância, a criança com deficiência neuromotora grave e as outras crianças | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação. Especialização em Educação de Infância | por |
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- Tese de Dissertação de Célia Nogueira- SAAC- SPC- OUTRA FORMA DE COMUNICAR.pdf
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