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Programas de promoção da parentalidade positiva em Portugal baseados na evidência: uma revisão sistemática

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As práticas educativas parentais têm impacto no desenvolvimento infantil. Uma das estratégias que permite promover a parentalidade positiva e assegurar um bom ajustamento infantil é a implementação de programas de formação para pais, que devem ser avaliados para garantir uma intervenção baseada na evidência. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo mapear quais os programas de promoção de parentalidade positiva aplicados em Portugal que melhoram as práticas educativas parentais e o desenvolvimento infantil. Método: Conduziu-se uma revisão sistemática da literatura com base no método PRISMA. A revisão incluiu estudos empíricos quantitativos, qualitativos e de métodos mistos, publicados nas bases de dados Psychology and Behavioral Sciences Collection, PsycARTICLES, Web of Science, PsycINFO, Scopus e Pubmed/Medline e literatura cinzenta. Após a aplicação de restrições específicas à pesquisa - publicações em revistas académicas, entre 2000 e 2024, texto completo disponível, escritos em língua inglesa, portuguesa ou espanhola/castelhana - e seleção dos artigos com base nos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 31 estudos para a amostra do estudo. Resultados: Em média, por ano, são publicados dois estudos que avaliam programas de parentalidade em Portugal. Nas regiões norte, centro e grande Lisboa existe a maior concentração de publicação de estudos. O formato de aplicação grupal é o mais comum. A maioria dos estudos são quasi-experimentais e quantitativos. As amostras são maioritariamente reduzidas e constituídas apenas por mães. Os programas que se verificam como mais avaliados e que evidenciam eficácia são o programa Anos Incríveis, ACT - Raising Safe Kids (RSK) e Triple P.
Parental educational practices have an impact on child development. The implementation of parenting programs is one of the strategies used to promote positive parenting and ensure a good child adjustment. This programs must be evaluated to ensure evidence-based intervention. Objective: This work aimed to map positive parenting programs applied in Portugal that improve parental educational practices and child development. Method: A systematic review of the literature was conducted following the PRISMA guidelines. The review included quantitative, qualitative, and mixed-methods empirical studies and also gray literature. The studies were published in the Psychology and Behavioral Sciences Collection, PsycARTICLES, Web of Science, PsycINFO, Scopus, Pubmed/Medline databases and also gray literature. Specific research restrictions were applied: publications in academic journals, between 2000 and 2024, full text available, written in English, Portuguese or Spanish/Castilian. 31 studies were included in the review sample after selection based on the inclusion and exclusion criteria. Results: On average, two studies evaluating parenting programs are published each year in Portugal. The northern, central and great Lisbon regions have a higher concentration of studies. The group delivery format is the most common. Most studies are quasi-experimental and quantitative. The samples are mostly small and constituted of mothers. The programs that have been evaluated the most and that demonstrate effectiveness are the Incredible Years, ACT - Raising Safe Kids (RSK) and Triple P.

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Desenvolvimento infantil Parentalidade positiva Práticas educativas parentais Programas baseados na evidência Revisão sistemática

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