Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Realidade aumentada aplicada em manuais escolares de educação visual

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
13_IX SopCom 2015_J.Gomes.pdf1.48 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A constante evolução da tecnologia de computadores tornou sistemas de Realidade Aumentada (RA) acessíveis em larga escala recorrendo a dispositivos de computação móveis (DCM), como smartphones e tablets. Partimos da premissa que os DCM são familiares e frequentemente utilizados por alunos do ensino básico e que a implementação de recursos multimédia suportados pela tecnologia de RA em manuais escolares pode contribuir para um melhor nível de motivação e envolvimento, uma utilização mais eficaz dos manuais escolares e uma melhor compreensão dos conteúdos propostos, contribuindo para melhores resultados educacionais. As experiências de RA apresentadas neste trabalho foram desenvolvidas com a ferramenta AurasmaStudio(versão 2.0) e acedidas através de smartphones e tablets. As aumentações incidem sobre conteúdos curriculares do manual escolar “Imaginarte 5.º/6.º” da Porto Editora.O estudo envolveu um grupo-amostra de alunos do segundo ciclo do Ensino Básico em Portugal e incidiu na área disciplinar de Educação Visual (EV).Neste artigo introduzimos a tecnologia de RA, sintetizamos a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimédia (TCAM), abordamos o tópico da aprendizagem motivada e descrevemos o desenvolvimento de quatro protótipos de RA.Os resultados sugerem que os DCM são amplamente divulgados junto das camadas mais jovens, e percecionados positivamente em termos de interesse/satisfação e valor/utilidade.

Description

Keywords

Realidade aumentada Multimédia Teoria cognitiva da aprendizagem multimédia Motivação Livro aumentado Educação visual

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação

CC License