Publication
Realidade aumentada aplicada em manuais escolares de educação visual
dc.contributor.author | Gomes, José | |
dc.contributor.author | Vairinhos, Mário | |
dc.contributor.author | Gomes, Cristina | |
dc.contributor.author | Oliveira, Lídia | |
dc.date.accessioned | 2017-03-17T13:33:31Z | |
dc.date.available | 2017-03-17T13:33:31Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | A constante evolução da tecnologia de computadores tornou sistemas de Realidade Aumentada (RA) acessíveis em larga escala recorrendo a dispositivos de computação móveis (DCM), como smartphones e tablets. Partimos da premissa que os DCM são familiares e frequentemente utilizados por alunos do ensino básico e que a implementação de recursos multimédia suportados pela tecnologia de RA em manuais escolares pode contribuir para um melhor nível de motivação e envolvimento, uma utilização mais eficaz dos manuais escolares e uma melhor compreensão dos conteúdos propostos, contribuindo para melhores resultados educacionais. As experiências de RA apresentadas neste trabalho foram desenvolvidas com a ferramenta AurasmaStudio(versão 2.0) e acedidas através de smartphones e tablets. As aumentações incidem sobre conteúdos curriculares do manual escolar “Imaginarte 5.º/6.º” da Porto Editora.O estudo envolveu um grupo-amostra de alunos do segundo ciclo do Ensino Básico em Portugal e incidiu na área disciplinar de Educação Visual (EV).Neste artigo introduzimos a tecnologia de RA, sintetizamos a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimédia (TCAM), abordamos o tópico da aprendizagem motivada e descrevemos o desenvolvimento de quatro protótipos de RA.Os resultados sugerem que os DCM são amplamente divulgados junto das camadas mais jovens, e percecionados positivamente em termos de interesse/satisfação e valor/utilidade. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/9063 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://sopcom2015.wordpress.com/informacao-util-2/programa-sessoes-paralelas/comunicacao-e-educacao/ | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Realidade aumentada | pt_PT |
dc.subject | Multimédia | pt_PT |
dc.subject | Teoria cognitiva da aprendizagem multimédia | pt_PT |
dc.subject | Motivação | pt_PT |
dc.subject | Livro aumentado | pt_PT |
dc.subject | Educação visual | pt_PT |
dc.title | Realidade aumentada aplicada em manuais escolares de educação visual | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 29 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | 9º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |