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Authors
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Abstract(s)
A presente dissertação discute até que ponto os atributos culturais e históricos,
materializados em elementos arquitectónicos e urbanísticos, constituem a principal fonte
de diferenciação na actual guerra inter-cidades e até que ponto são decisivos no
processo de construção da imagem da cidade.
A investigação empírica analisou a cidade de Silves, cuja presença é transversal em toda
a dissertação. Pretendeu-se identificar o atributo potencialmente mais eficaz para
posicionar estrategicamente a cidade junto dos públicos e assim interferir na formação
da sua imagem.
Os estudos efectuados, quer junto dos visitantes quer de um grupo de indivíduos com
acção mais ou menos directa na gestão estratégica do posicionamento da cidade de
Silves, levam-nos a concluir que os elementos tangíveis de natureza islâmica são os
principais atributos da sua imagem. Deverá, por isso, ocorrer um esforço integrado no
sentido de posicionar Silves como uma cidade patrimonial islâmica no Algarve.
Definido o vector estratégico principal, todas as acções de divulgação, preservação e
valorização da cidade e dos seus recursos histórico-culturais contribuirão para a
respectiva consolidação.
Description
Dissertação de mest., Gestão do Património Cultural, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2003
Keywords
Cidade Património Marketing Imagem Turismo cultural