Publication
Os cineastas como performers - desde o cinema mudo de 1890 até ao live cinema atual
dc.contributor.author | Perfeito, A. | |
dc.contributor.author | Silva, Bruno Mendes da | |
dc.date.accessioned | 2024-01-03T10:05:42Z | |
dc.date.available | 2024-01-03T10:05:42Z | |
dc.date.issued | 2022-09-28 | |
dc.date.updated | 2023-12-23T19:35:17Z | |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é defender que atualmente os cineastas também podem ser performers. Eles são capazes de criar e contar histórias em tempo real através da manipulação dos elementos visuais ao vivo —utilizando ferramentas analógicas e digitais (e.g. controladores MIDI, softwares informáticos). Na primeira parte traçamos um estado de arte desde os primórdios do cinema (1890 com os filmes mudos) até à atualidade com o género live cinema —no qual explicamos a evolução da manipulação de imagens in live, e questionamos se o cineasta poderia ou não ser considerado um performer. Na segunda parte, contamos a história do coletivo de artistas português Moda Vestra e sobre as suas performances de live cinema —onde a cineasta adotou o mesmo papel que os músicos (de performer). Explicamos também a metodologia utilizada para criar uma narrativa com início, meio e fim —e como essa narrativa é apresentada e manipulada em tempo real. Para concluir, nós propomos uma metodologia para performances audiovisuais, no qual as estruturas e os objetivos são semelhantes aos do cinema tradicional, mas os elementos audiovisuais são criados e misturados no momento do espetáculo —considerando o cineasta um performer. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34623/ygwk-zy14 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2184-8661 | |
dc.identifier.slug | cv-prod-2431383 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/20250 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação em Artes e Comunicação | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Cinema Mudo | pt_PT |
dc.subject | Performer | pt_PT |
dc.subject | Live Cinema | pt_PT |
dc.subject | Guionismo | pt_PT |
dc.subject | Música | pt_PT |
dc.title | Os cineastas como performers - desde o cinema mudo de 1890 até ao live cinema atual | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 53 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 46 | pt_PT |
oaire.citation.title | Rotura - Revista de Comunicação, Cultura e Artes | pt_PT |
oaire.citation.volume | 2 | pt_PT |
person.familyName | Caeiro Perfeito | |
person.familyName | Mendes da Silva | |
person.givenName | Ana de Jesus | |
person.givenName | Bruno | |
person.identifier | https://scholar.google.com/citations?user=6MaUg6oAAAAJ&hl=en | |
person.identifier.ciencia-id | 7313-A684-FAD2 | |
person.identifier.ciencia-id | 4E1C-88E4-3670 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6717-4852 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3207-5667 | |
rcaap.cv.cienciaid | 7313-A684-FAD2 | Ana de Jesus Caeiro Perfeito | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
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