Publication
O papel da literatura na formação integral do indivíduo – a fada Oriana e o raciocínio ético
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Fonseca, Olga da | |
dc.contributor.author | Lopes, Maria Clara Mota | |
dc.date.accessioned | 2017-06-03T09:41:27Z | |
dc.date.available | 2017-06-03T09:41:27Z | |
dc.date.issued | 2016-10-20 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016 | |
dc.description.abstract | O presente relatório surge no âmbito do plano de estudos realizado na unidade curricular de prática de ensino supervisionada, inserida no mestrado de ensino do 1º e 2º ciclo do ensino básico e contém um estudo de investigação educacional. O referido estudo educacional recai sobre o potencial desenvolvimento de raciocínio ético e moral através da leitura/análise de uma obra literária incluída no Plano Nacional de Leitura e de atividades complementares. O desenvolvimento da criança depende de vários fatores, entre eles, a leitura. A criança na idade pré escolar absorve tudo o que a rodeia. Interrogámo-nos se os valores e ensinamentos embutidos nas obras literárias para a infância são absorvidos pelas mesmas. Será que, de alguma forma, as crianças são influenciadas pelo seu estudo? Por forma a dar resposta às minhas questões, proponho a realização de algumas atividades práticas, nomeadamente, o preenchimento de um questionário e a leitura e consequente interpretação de uma obra literária, através de fichas de trabalho concebidas para o efeito. A obra escolhida como objeto de estudo foi A Fada Oriana de Sophia de Mello Breyner Andresen. Ainda que o número da amostra se demonstrasse relativamente pequeno, condicionando os resultados, foi possível verificar que ocorreram mudanças a nível das respostas dos alunos, podendo-se, desta forma, afirmar que houve uma mudança no raciocínio ético e moral dos alunos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201702134 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/9827 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Moral | pt_PT |
dc.subject | Ética | pt_PT |
dc.subject | Valores | pt_PT |
dc.subject | Plano Nacional de Leitura | pt_PT |
dc.subject | (PNL) | pt_PT |
dc.subject | A Fada Oriana | pt_PT |
dc.title | O papel da literatura na formação integral do indivíduo – a fada Oriana e o raciocínio ético | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- O Papel da Literatura na Formação Integral do Individuo - A Fada Oriana e o Raciocínio Ético.pdf
- Size:
- 17.45 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.45 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: