Repository logo
 
Publication

O papel da literatura na formação integral do indivíduo – a fada Oriana e o raciocínio ético

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFonseca, Olga da
dc.contributor.authorLopes, Maria Clara Mota
dc.date.accessioned2017-06-03T09:41:27Z
dc.date.available2017-06-03T09:41:27Z
dc.date.issued2016-10-20
dc.date.submitted2015
dc.descriptionDissertação de mestrado, Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito do plano de estudos realizado na unidade curricular de prática de ensino supervisionada, inserida no mestrado de ensino do 1º e 2º ciclo do ensino básico e contém um estudo de investigação educacional. O referido estudo educacional recai sobre o potencial desenvolvimento de raciocínio ético e moral através da leitura/análise de uma obra literária incluída no Plano Nacional de Leitura e de atividades complementares. O desenvolvimento da criança depende de vários fatores, entre eles, a leitura. A criança na idade pré escolar absorve tudo o que a rodeia. Interrogámo-nos se os valores e ensinamentos embutidos nas obras literárias para a infância são absorvidos pelas mesmas. Será que, de alguma forma, as crianças são influenciadas pelo seu estudo? Por forma a dar resposta às minhas questões, proponho a realização de algumas atividades práticas, nomeadamente, o preenchimento de um questionário e a leitura e consequente interpretação de uma obra literária, através de fichas de trabalho concebidas para o efeito. A obra escolhida como objeto de estudo foi A Fada Oriana de Sophia de Mello Breyner Andresen. Ainda que o número da amostra se demonstrasse relativamente pequeno, condicionando os resultados, foi possível verificar que ocorreram mudanças a nível das respostas dos alunos, podendo-se, desta forma, afirmar que houve uma mudança no raciocínio ético e moral dos alunos.pt_PT
dc.identifier.tid201702134pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/9827
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectMoralpt_PT
dc.subjectÉticapt_PT
dc.subjectValorespt_PT
dc.subjectPlano Nacional de Leiturapt_PT
dc.subject(PNL)pt_PT
dc.subjectA Fada Orianapt_PT
dc.titleO papel da literatura na formação integral do indivíduo – a fada Oriana e o raciocínio éticopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
O Papel da Literatura na Formação Integral do Individuo - A Fada Oriana e o Raciocínio Ético.pdf
Size:
17.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.45 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: