Repository logo
 
Publication

Práticas de avaliação na educação pré-escolar

dc.contributor.advisorLudovico, Olga Maria Teixeira Amaral
dc.contributor.authorMatias, Sónia Isabel Cabrita
dc.date.accessioned2014-11-06T13:46:23Z
dc.date.available2015-11-07T01:30:12Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractNos últimos anos, a avaliação tem vindo a fazer, cada vez mais, parte do dia a dia do jardim de infância. Com efeito, a avaliação tem surgido como uma forma de conceber a educação das crianças e como elemento fundamental para o aperfeiçoamento das práticas educativas. Neste sentido, a avaliação pressupõe uma reflexão sobre prática pedagógica e permite obter informações importantes sobre o desenvolvimento das crianças. No presente estudo, de natureza qualitativa, tentámos conhecer as práticas de avaliação na educação pré-escolar de um grupo de oito educadoras de infância que colaboram, como orientadoras cooperantes, na formação de futuros educadores de infância. Eram igualmente nossos objetivos identificar os principais instrumentos de avaliação utilizados pelas educadoras, bem como conhecer a importância atribuída ao portfólio da criança como instrumento de avaliação. Em síntese, o estudo indica-nos que todas as educadoras realizam práticas de avaliação, destinando-se a verificar a evolução das crianças, contribuindo, simultaneamente para o aperfeiçoamento do trabalho pedagógico. Os resultados evidenciaram, ainda, que o portfólio da criança constitui uma excelente ferramenta para a avaliação do desenvolvimento das crianças, uma vez que possibilita o acompanhamento progressivo e contínuo das mesmas e favorece a apreciação da aprendizagem e desenvolvimento, num processo que possibilita a participação de todos os intervenientes educativos.por
dc.identifier.tid202201538
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/5603
dc.language.isoporpor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectInstrumentos de avaliaçãopor
dc.subjectProcedimentospor
dc.subjectImportância dos portfóliopor
dc.titlePráticas de avaliação na educação pré-escolarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEducação Pré-Escolarpor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicaçãopt_PT
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 14
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Capa, folha de rosto, dedicatória.pdf
Size:
87.65 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Agradecimentos... indice...resumo etc.pdf
Size:
147.96 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Introdução pdf.pdf
Size:
144.73 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
1ª Parte - capítulo I.pdf
Size:
351.65 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
2ª Parte - Capítulo II.pdf
Size:
292.19 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.49 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: