Repository logo
 
Publication

A metodologia de projeto como ferramenta pedagógica inclusiva, no contexto da educação profissional e tecnológica, de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) em turmas heterogéneas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Cátia Sofia
dc.contributor.authorSantos, Maria Aparecida dos
dc.date.accessioned2019-02-08T12:11:38Z
dc.date.accessioned2019-02-08T12:11:42Z
dc.date.available2019-02-08T12:11:38Z
dc.date.available2019-02-08T12:11:42Z
dc.date.issued2018-07-10
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractInvestigações nacionais e internacionais recentes mostram que a grande questão que envolve a efetivação da Inclusão Educacional está em encontrar uma metodologia que seja capaz de atender as necessidades dos alunos com NEE, independentemente de suas características individuais, e potenciar as suas capacidades e habilidades visando, além da sua formação académica, o seu desenvolvimento pessoal e futuro profissional. Porém, estes estudos também apontam a importância de uma atuação conjunta da instituição/sistemas de ensino, professores, família, entre outros, para que se possa vencer este desafio. Diante do conhecimento trazido por estes estudos, fez-se um questionamento: qual método seria capaz de garantir o ensino-aprendizagem desta diversidade de alunos que buscam as Escolas, hoje, em especial, os alunos que apresentam algum tipo de Necessidade Educativa Especial que se encontra na idade adulta? Na procura por respostas, concentrou-se esta investigação em uma instituição de Ensino, cujo perfil pedagógico corresponde ao questionamento surgido, a qual, a acreditar e levar a efeito uma proposta de Inclusão por e para todos, adotou e desenvolve a Metodologia de Projecto, um modelo de Metodologia Ativa, como estratégia de ensino e aprendizagem, na Educação Profissional e Tecnológica. De posse da informação sobre a instituição e a sua opção metodológica, surgiu um novo questionamento: quais os contributos que a Metodologia de Projecto, como ferramenta metodológica inclusiva, traria e que seriam capazes de favorecer a aprendizagem dos alunos com NEE, em turmas heterogéneas na Educação Profissional e Tecnológica? Pela especificidade da Escola e o perfil de muitos dos seus alunos (alunos com e sem algum tipo de NEE, na mesma turma, caracterizando uma turma heterogénea), para respostas para esta questão, optou-se por um estudo de caso organizacional e uma abordagem metodológica mista: o uso das metodologias quantitativa e qualitativa, para que se pudesse aprofundar melhor na coleta das informações e, posteriormente, em resultados significativos. Com esta estratégia de pesquisa, realizou-se 37 Entrevistas com alunos com e sem NEE, pais de alunos, Direção da Escola, Profissionais docentes e não docentes; além de Questionário direcionado para os Profissionais Docentes e não Docentes. Intrínseco no objetivo principal da investigação: caracterizar a Metodologia de Projeto como Ferramenta Pedagógica Inclusiva, na Educação Profissional e Tecnológica de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), em Turmas Heterogêneas, está o intuito de contribuir para que a efetivação da Educação Inclusiva aconteça, de facto, e que os alunos adultos com algum tipo de NEE, que chegam a este nível de Educação, possam ter assegurado os seus direitos a um processo de aprendizagem equitativo significativo, como qualquer outro estudante.pt_PT
dc.identifier.tid202167321pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/12327
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMetodologia de projectopt_PT
dc.subjectFerramenta inclusivapt_PT
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectTurmas heterogéneaspt_PT
dc.titleA metodologia de projeto como ferramenta pedagógica inclusiva, no contexto da educação profissional e tecnológica, de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) em turmas heterogéneaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação e da Formaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DISSERTAÇÃO - MARIA APARECIDA.pdf
Size:
2.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: