Publication
O aprender a pensar no pré-escolar: uma abordagem em filosofia para crianças
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | |
dc.contributor.advisor | Orega, Maria Isabel Mendonça | |
dc.contributor.advisor | Grande, Patrícia Carla Rodrigues Beira | |
dc.contributor.author | Mestre, Maria Inês Pinheirinho | |
dc.date.accessioned | 2025-07-17T13:17:43Z | |
dc.date.available | 2025-07-17T13:17:43Z | |
dc.date.issued | 2024-11-27 | |
dc.description.abstract | O estudo que se segue foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar, no ano letivo de 2023/2024, na Universidade do Algarve Esta investigação foi concretizada numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), no concelho de Faro, num grupo composto por 25 crianças com idades comprometidas entre os 3 e os 4 anos. Este estudo investiga a resposta filosófica quando expomos as pressuposições do conceito de Comunidade de Investigação Filosófica, concebido por Matthew Lipman e Ann Sharp, a um grupo de participantes que, até ao momento, não tinha tido contacto com a Filosofia para Crianças. A justificação da escolha do tema para este relatório, baseou-se na observação e na avaliação diagnóstica feita ao grupo, sendo que o grupo de participantes quando dialogava tinha dificuldades em aceitar opiniões opostas e focava-se muito no adulto, assim a investigadora considerou que os pressupostos de uma Comunidade de Investigação Filosófica seria uma boa abordagem para colmatar estas dificuldades do grupo. O estudo é de natureza qualitativa, para o seu desenvolvimento recorreu-se a fotografias, vídeos, produções e notas de campo como instrumentos de recolha de dados. Os resultados da análise de dados recolhidos sugerem benefícios das práticas das sessões em comunidade e como podem alterar o seu comportamento social. | por |
dc.description.abstract | The following study was conducted within the scope of the Supervised Teaching Practice curricular unit, integrated in the Masters Degree in Preschool Education, class of 2023/2024, University of Algarve. The investigation in question was conducted in a Social Solidarity Private Institution (IPSS), in Faro city, in a group composed of 25 children with ages ranging from between 3 and 4 years old. This study investigates the philosophical answer of what happens when we expose the assumptions of the concept of the Community of Philosophical Investigation, conceived by Matthew Lipman and Ann Sharp, to a group of participants that as of yet had not had contact with Philosophy for Children. The justification for the thematic choice of this report is based on the observation and diagnostic assessment applied to this group of participants, given that the group in question, upon dialogue, had difficulties in accepting different opinions and tended to focus on the adult present, so the investigator considered the assumptions of the Community of Philosophical Investigation a good approach to bridge the difficulties present in the group. The study has a qualitative nature nd for it’s development were used pictures, videos, productions and field notes as intruments of data collection. The results from the analysis of the collected data suggest that there are benefits from community practice sessions and how those can alter social behaviour. | eng |
dc.identifier.tid | 203876458 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/27435 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Comunidade de Investigação | |
dc.subject | Filosófica | |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | |
dc.subject | Filosofia para crianças | |
dc.title | O aprender a pensar no pré-escolar: uma abordagem em filosofia para crianças | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar |