Repository logo
 
Publication

A inclusão de uma criança com atraso global de desenvolvimento no pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorBorges, Maria Leonor
dc.contributor.authorSimão, Ana Catarina Rosa
dc.date.accessioned2024-04-04T11:39:49Z
dc.date.available2024-04-04T11:39:49Z
dc.date.issued2023-11-14
dc.description.abstractEste relatório de investigação surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) e tem como título “A Inclusão de uma criança com atraso global de desenvolvimento AGD no pré escolar ”. A escolha do tema, surgiu do vasto interesse que me desperta a área das Necessidades Educativas Especificas e o desejo de querer saber mais e quais as melhores estratégias que o educador deve aplicar nesta área. Neste relatório pretende se aprofundar conhecimentos acerca da temática do atraso de desenvolviment o e , assim, perceber de que forma é que as estratégias de intervenção desenvolvidas com uma criança com AGD facilitam o seu processo de inclusão. Para que tal fosse possível , houve a necessidade de se delinear a metodologia adequada , que é uma metodologia de investigação qualitativa, pois é possível realizar uma observação mais direta do objeto em estudo e , assim participar ativamente no processo de recolha de dados, bem como no delineamento das atividades a d esenvolver com a criança, minimizando assim as suas dificuldades. Inicialmente, foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, criámos um conjunto de atividades de diagnóstico , de forma a explorar as potencialidades da criança e reconhecer quais as su as maiores dificuldades, realiz á mos também observação direta participante, de forma a estabelecer uma relação afetiva e conhecer as rotinas da criança e por fim, realizou se um conjunto de atividades, num plano de intervenção educativo, com o objetivo d e melhorar algumas das áreas onde a criança demonstrou maiores dificuldades, destacando a área da linguagem e comunicação, a área da matemátic a e d a área da formação pessoal e social. Após a realização das atividades delineadas , v erificou se uma melhoria n o desenvolvimento da linguagem oral, no domínio da matemática e na memorização concentração, uma vez que estes domínios eram os mais fragilizados e sobre os quais foram planeadas as atividades com a educadora titular e a educadora de apoio educativo.pt_PT
dc.description.abstractThis research report comes under the Supervised Teaching Practice (PES) and is entitl ed "The Inclusion of a Child with global developmental delay ( in Preschool". The choice of the theme arose from the vast interest that arouses me in the area of Specific Educational Needs and the desire to want to know more and what are the best strat egies that the educator should apply in this area. This report aims to deepen knowledge about the theme of developmental delay and, thus, understand how the intervention strategies developed with a child with GDD facilitate their inclusion process. For this to be possible, it was necessary to outline the appropriate methodology, which is a qualitative research methodology, since it is possible to perform a more direct observation of the object under study and, thus, actively participate in the data collection process, as well as in the design o f the activities to be developed with the child, thus minimizing their difficulties. Initially, bibliographic research was done on the subject, we created a set of diagnostic activities, in order to explore the potential of the child and recognize what the ir greatest difficulties, we also carried out direct participant observation, in order to establish an affective relationship and know the routines of the child and, finally, a set of activities was carried out, in an educational intervention plan, with th e objective of improving some of the areas where the child showed greater difficulties, highlighting the area of language and communication, the area of mathematics and the area of personal and social formation. After carrying out the outlined activities, there was an improvement in the development of oral language, in the domain of mathematics and in memorization concentration since these domains were the most fragile and on which the activities with the titular educator and the educational support educato r were planned.pt_PT
dc.identifier.tid203437764pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/20589
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAtraso global de desenvolvimentopt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.titleA inclusão de uma criança com atraso global de desenvolvimento no pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Ana Simão.pdf
Size:
1.19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: