Repository logo
 
Publication

O papel do educador perante uma criança com atraso na linguagem

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGonçalves, Artur Henrique Ribeiro
dc.contributor.advisorHorta, Maria Helena Martins da Cruz
dc.contributor.authorFernandes, Carina Mafalda Lisboa
dc.date.accessioned2015-10-26T12:30:21Z
dc.date.available2015-10-26T12:30:21Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.descriptionDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2013
dc.description.abstractA educação pré-escolar, embora não seja de frequência obrigatória, constitui a primeira etapa de um longo processo educativo e, consequentemente, um marco decisivo no sucesso escolar e social das crianças. Nesta fase, a aquisição e o desenvolvimento da linguagem são estruturantes para a construção do sujeito, assim como para o seu crescimento social e pessoal. Neste sentido, a ação do educador tem uma grande importância, essencialmente na construção de experiências que promovam a compreensão e a expressão oral da criança. O presente estudo, realizado no âmbito da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar, tem como objetivos principais identificar qual o papel do educador face a uma criança com atraso de linguagem e conhecer a ação conjunta entre educador, família e instituição perante esta mesma situação. Assente numa metodologia qualitativa, que contemplou como instrumento de recolha de dados a entrevista semiestruturada, teve como participantes a educadora de infância responsável pela sala onde decorreu a prática de ensino supervisionada, a mãe da criança sobre a qual vai ser desenvolvido o estudo e a psicóloga que a acompanhou no percurso do jardim de infância. Os resultados obtidos permitem delinear que a linguagem e a comunicação ocupam um lugar privilegiado na educação pré-escolar; que o educador é um importante agente de socialização da criança, sendo responsável pela deteção precoce de qualquer anomalia ou atraso de desenvolvimento por parte da criança, e que a educação deve ser uma responsabilidade partilhada entre a família, os educadores e a instituição e que o trabalho realizado na educação pré-escolar só fará sentido se as práticas familiares forem coerentes e articuladas com todo o processo.pt_PT
dc.identifier.tid201728656
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/6937
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento linguísticopt_PT
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_PT
dc.subjectEducadores de infânciapt_PT
dc.titleO papel do educador perante uma criança com atraso na linguagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório completo.pdf
Size:
754.8 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: