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Escola Ciência Viva de Faro - Um estudo de caso no âmbito do Centro Ciência Viva do Algarve

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociais
dc.contributor.advisorQuintas, Helena Luísa Martins
dc.contributor.authorFurtado, Fabiana Mesquita
dc.date.accessioned2025-08-19T13:53:40Z
dc.date.available2025-08-19T13:53:40Z
dc.date.issued2025-02-19
dc.description.abstractAs inúmeras transformações enfrentadas pelo mundo contemporâneo nas últimas décadas têm feito soar o sinal de alerta e estão na base de inúmeras discussões à nível socioambiental. É urgente repensarmos as ações humanas e buscarmos alternativas para enfrentarmos a crise ambiental do atual modelo vigente. Este modelo acarreta o crescimento da população mundial, a industrialização, a indiscriminada forma de produção alimentar, a poluição e o uso indiscriminado dos recursos renováveis e não renováveis, causado pelo modo de vida humano nos últimos tempos. Estas circunstâncias têm nos levado a (re)pensar nossas ações e o ambiente em que vivemos de forma mais integrada e sustentável. Ao buscar aprofundar os conhecimentos sobre o tema da Educação Ambiental em Faro, região do Algarve, em Portugal, surge esta investigação com a proposta de um estudo de caso no Centro Ciência Viva do Algarve (CCVAlg). A investigação pretendeu identificar e compreender como são produzidos os discursos sobre Educação Ambiental a partir das atividades desenvolvidas com alunos de 4º ano de escolaridade de 4 Agrupamento de Escolas de Faro, a partir do Projeto Escola Ciência Viva – Da Terra ao Mar, assim como conhecer como se dá a transdisciplinaridade da Educação Ambiental em espaços formais e não formais de educação.por
dc.description.abstractThe countless transformations faced by the contemporary world in recent decades have sounded a warning signal and are the basis for countless discussions at a socio-environmental level. It is urgent to rethink human actions and look for alternatives to face the environmental crisis of the current model. This model leads to the growth of the world population, industrialization, the indiscriminate form of food production, pollution and the indiscriminate use of renewable and non-renewable resources, caused by the human way of life in recent times. These circumstances have led us to (re)think our actions and the environment in which we live in a more integrated and sustainable way. When seeking to deepen knowledge on the topic of Environmental Education in Faro, in the Algarve region, in Portugal, this investigation arises with the proposal of a case study at the Centro Ciência Viva do Algarve (CCVAlg). The investigation aimed to identify and understand how discourses on Environmental Education are produced based on activities carried out with 4th year students from 4 Faro School Groups, based on the Escola Ciência Viva Project – Da Terra ao Mar, as well as getting to know how the transdisciplinarity of Environmental Education takes place in formal and non-formal educational spaces.eng
dc.identifier.tid203910117
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/27552
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectCentro de Ciência Viva
dc.subjectAlunos de 4º ano
dc.subjectMeio ambiente
dc.subjectEducação ambiental
dc.subjectSustentabilidade
dc.subjectCrise ambiental
dc.titleEscola Ciência Viva de Faro - Um estudo de caso no âmbito do Centro Ciência Viva do Algarve
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação

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